Candidíase bucal em pacientes oncológicos

A candidíase bucal é uma infecção fúngica comum em pacientes em tratamento oncológico. Isso porque durante o período de tratamento eles passam por um quadro de imunodepressão transitória (diminuição da imunidade), no qual há predisposição à proliferação de fungos oportunistas. A mais comum das infecções é denominada candidíase, candidose ou monilíase, quando têm como agentes etiológicos os fungos do gênero Cândida, sendo mais frequente a espécie Candida albicans.

Na cavidade oral, as formas clínicas de candidíase podem estar associadas à alteração de mucosa, manifestando-se nas seguintes formas: pseudomembranosa aguda, atrófica aguda, crônica hiperplásica, atrófica crônica, glossite rombóide e queilite angular.

 A infecção fúngica proporciona na cavidade bucal, orofaringe e hipofaringe sintomas de ardência, o que dificulta a ingestão de alimentos, reduzindo a qualidade de vida do paciente, além de dificultar o tratamento contra o câncer. Dessa forma, tratamentos eficazes são importantes para que sejam sanadas estas intercorrências.

O paciente em tratamento de câncer também pode ser acometido por lesões em mucosa denominadas mucosites. A mucosite é uma toxicidade causada pela radioterapia, quimioterapia e outros agentes oncológicos, como os inibidores de EGFR.

Os tratamentos oncológicos impedem a multiplicação celular, contendo a proliferação das células neoplásicas. No entanto, fazem o mesmo nas células do nosso corpo. Dessa forma, as nossas células saudáveis que se replicam rapidamente, como as células da pele, da mucosa e células sanguíneas, são mais acometidas, gerando os chamados efeitos colaterais.

Quando a mucosa oral é afetada, pode ser gerada uma inflamação, descamação, erosões e úlceras, dor e sangramento local, alteração do paladar e infecção secundária. Essas manifestações caracterizam a mucosite. Quando a mucosa é agredida, ocorre uma predisposição a diversas infecções, entre elas, infecções fúngicas. Sendo assim, é comum o paciente em tratamento apresentar mucosite associada a infecção fúngica na cavidade oral. 

O setor odontológico da Casa Durval Paiva acompanha os pacientes oncológicos, antes, durante e após o tratamento, a fim de prevenir ou tratar os pacientes acometidos por infecções, como as infecções fúngicas e assim promover uma melhor qualidade de vida durante o tratamento.

Por Anna Letícia Xavier de Lima Dentista - Casa Durval Paiva CRO/RN 5213

Artigos Relacionados