Uso de prebióticos e probióticos aliados no tratamento do câncer

Os probióticos são micro-organismos vivos que, quando consumidos regularmente e em quantidades adequadas, podem trazer resultados positivos à saúde de quem os ingere. Esses seres microscópicos equilibram a microbiota intestinal, ou seja, as bactérias que vivem no intestino, favorecendo a saúde digestiva e imunológica do paciente em tratamento ou de qualquer indivíduo saudável.

O prebiótico que vem de origem vegetal não-digerível é composto, principalmente, de fibras presentes em grãos integrais, frutas e verduras como aveia, maçã, cebola e cenoura. Como o ser humano não produz enzimas para digerir essas fibras, elas chegam intactas no intestino. Lá, servem de alimento aos probióticos, estimulando seletivamente a proliferação de bactérias benéficas.

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva acolhe um público muito carente em relação ao conhecimento de dieta alimentar equilibrada. Além do tratamento, esses pacientes precisam ser estimulados diariamente sobre as refeições, sendo inserido frutas, vegetais e cereais em todas as cinco refeições diariamente, com exposição da importância desses alimentos para o tratamento deles.

No entanto, o tratamento pode provocar efeitos colaterais, que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes a intensidade e duração. Alguns poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves, como por exemplo, constipação (prisão de ventre), ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral. Os probióticos são inseridos na dieta através de leite fermentado, que auxiliam na desinflamação e saúde do intestino e microbiota.

Dessa forma, é visto uma significativa melhora, como menos episódios de diarreia, constipação, enjoos, e abdome dilatado, o tratamento também é estendido aos acompanhantes que na maioria dos casos são as mães. Prebióticos podem ajudar a inibir o crescimento de tumores do tipo melanoma.        O consumo de produtos laticínios fermentados pode oferecer algum efeito protetor contra adenomas ou carcinomas do cólon. Pressupõe-se que microrganismos selecionados seriam capazes de proteger o hospedeiro contra atividades carcinogênicas. Algumas fontes de probióticos são: coalhada, leite fermentado e vinagre de maçã.

Por Natália Cavalcanti Nutricionista – Casa Durval Paiva CRN6 11467

Artigos Relacionados