A influência da Internet para pacientes oncológicos

O diagnóstico de câncer costuma ser impactante, por se tratar de uma doença estigmatizante, com tratamentos por vezes amedrontantes, mutiladores e com efeitos colaterais que impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes, gerando muitas incertezas.

Vivemos na era da informação e da comunicação digital e, nesse cenário, a internet estabeleceu-se como uma valiosa fonte de informações em saúde, indo desde conselhos de um estilo de vida saudável até o tratamento de doenças, permitindo que o fácil acesso à essas informações transformasse os indivíduos em colaboradores mais ativos e capacitados na gestão de sua própria qualidade de vida..

Na área da saúde, a internet tem se tornado uma importante biblioteca médica, sendo utilizada diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo para encontrar informações de saúde, como é o caso de 80% das buscas dos adultos americanos na internet, fazendo emergir o paciente que busca informações sobre sua doença, sintomas, medicamentos e tratamento, graças a disponibilidade de produções técnico-científicas, aliada ao aumento no nível educacional das populações.

 O advento da internet e sua evolução, ampliou substancialmente o acesso à informação, com a produção massificada de conteúdos das mais diferentes fontes, locais, horários e em uma velocidade sem precedentes. Há cada vez mais informações, disponibilizadas na internet, resultando em uma fonte útil de difusão do conhecimento e apoio, com maior facilidade na transposição de barreiras geográficas, pessoais e físicas.

Sendo esta, uma fonte inestimável de comunicação, utilizada em escala global, é capaz de agregar grande número de usuários, com informação divulgada e compartilhada em tempo real, de maneira cômoda e com crescente acessibilidade.

 Tendo em vista que as mídias sociais e a comunicação mediada por computador fazem parte da vida das pessoas, estas buscam novas formas de se conectar, estabelecer relações e formar comunidade já que, por conta da violência e do ritmo de vida, não conseguem buscar espaços de interação social. Isso não é diferente com pacientes em tratamento oncológico e hematológico crônico.

 Para profissionais que atuam na área de atenção em saúde e psicossocial da Casa Durval Paiva, a interação pela internet possibilita a troca de experiências entre pacientes  oncológicos e hematológicos com problemas semelhantes, facilitando o debate entre especialistas e enfermos, sendo assim apontada como uma poderosa estratégia para manejar diversas condições clínicas, oferecendo melhorias na qualidade de vida dos usuários, promovendo maior autonomia, proatividade e autoconfiança entre os pacientes. Além de benefícios como melhora no convívio social e no aprendizado, redução da desesperança, melhor enfrentamento das situações de vida, maiores conhecimentos sobre a doença, alívio emocional e melhoria clínica.

Por Fábio Ferreira Profissional de TI – Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados