Isolamento social e o atendimento remoto

Em tempos de pandemia, onde o isolamento social tem papel fundamental para que a curva de disseminação viral decline, foi necessário a adequação do modo com que os profissionais atuam em seus ofícios, sejam eles na área educacional, saúde, produção ou qualquer outra.

Levando em consideração o contexto atual ao qual estamos inseridos, a Casa Durval Paiva com o intuito de resguardar a saúde dos seus colaboradores e principalmente das nossas crianças, segue os protocolos de prevenção adotados pela Organização Mundial de Saúde. Porém, os atendimentos e outras atividades essenciais ao tratamento e para a melhoria da qualidade de vida dos nossos assistidos não podem cessar.

Sendo assim, a instituição adotou o serviço de atendimento remoto para os profissionais que precisam ter contato com os pacientes que se encontram impossibilitados de transitar entre suas residências a as dependências da Casa de Apoio, devido a fragilidade imunológica que as patologias Onco hematológicas impõem a esses indivíduos, aumentado consideravelmente o risco de contagio de doenças infectocontagiosas, onde dentro do contexto atual a Covid-19 se destaca.

O projeto piloto para essa modalidade de atendimento teve início no setor de psicologia e deve ser expandido para as outras áreas de atendimento. Fazendo uma abordagem prática, o fluxo para esse processo ocorre de maneira análoga ao atendimento presencial, o que muda é o meio pelo qual ele é realizado.

Para extinguir a distância entre paciente e quem ira assisti-lo, utilizamos os recursos tecnológicos de comunicação e transmissão de dados, por onde o paciente realiza o agendamento, a atendente registra o mesmo e compartilha de forma autônoma com o profissional responsável, através do Google Sheets; posterirormente, seguindo o agendamento é realizada uma teleconferência entre profissional responsável e o assistido, que pode ser por vídeo ou áudio, por meio do smartphone ou computador.

Dessa forma, no contexto de mudanças em que precisamos nos isolar socialmente, notamos a importância dos mecanismos e meios virtuais que promovem a interação entre os indivíduos, permitindo que a distância entre eles seja apaziguada e que as atividades conjuntas possam ocorrer. A tecnologia da informação e telecomunicação torna-se assim uma poderosa aliada para a continuidade dos serviços, sobretudo nos atendimentos aos pacientes e seus familiares.

Por Fabio Ferreira Gestor de Tecnologia da Informação

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