Home Office como medida de manutenção do trabalho frente a Covid-19

A humanidade se depara com uma nova e dura realidade, uma crise de proporções mundiais causada por uma ameaça invisível, porém devastadora, o novo Coranavirus. Essa situação repercute no modo comportamental de todas as atividades e em todos os setores da sociedade contemporânea. Para diminuir o impacto causado por tal conjuntura da saúde global, se fez necessário realizar adequações nas rotinas de trabalho de todos, tendo em vista, que a principal maneira profilática é o isolamento social.

Com a suspensão das atividades educativas, para que os prejuízos aos alunos das instituições de ensino fossem reduzidos, foi implantado em grande escala o ensino a distância; já para o setor produtivo, foi recomendado quando possível, o trabalho em Home Office; tais medidas são necessárias para conter a curva de disseminação viral.

Sendo assim, com o intuito de não comprometer os serviços ofertados às crianças e adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas, bem como, a assistência aos seus acompanhantes, o setor de Tecnologia da Informação da Casa Durval Paiva utilizou recursos tecnológicos que propiciou que 100% da operação do telemarketing da instituição fosse realizado remotamente.

As operadoras, através de notebooks conectados a uma rede remota, acessam suas cabines e o sistema de doação. Do ponto de vista operacional, o impacto causado por essa mudança tende a zero, já que as ações necessárias para que isto fosse possível foram tomadas com antecedência, não sendo preciso parar a operação em nenhum momento. Ainda primando pela qualidade e eficiência do serviço, o setor realizou treinamento gradativo e individual com as atendentes do telemarketing para utilização do sistema de acesso remoto.

Na pratica, observamos que essa medida teve um grande impacto positivo, pois garantiu que o principal gerador de recursos da casa fosse preservado, assegurando a sua receita. Um outro fator relevante foi verificado através da redução do número de pessoas circulando nas dependências da instituição, o que acarreta na prevenção e diminuição do risco de contágio dos colaboradores e assistidos.

Ressaltamos ainda a importância de integrar e adequar o trabalho com as recomendações de prevenção da Organização da Saúde, para podermos driblar as dificuldades do cenário atual.

Por Fabio Ferreira Gestor de Tecnologia da Informação

Artigos Relacionados