A importância de tomar o antibiótico de forma correta

Durante o tratamento oncológico, existem os pacientes mais vulneráveis, os quais nesse período precisam fazer o uso de antibióticos por alguma intercorrência. No entanto, é preciso que o médico faça sempre a avaliação dos sintomas, pois um antibiótico só é necessário no caso de infecção. A quantidade prescrita vai depender do tipo de infecção e do estágio, visto que não há um limite, mesmo se tratando de crianças e/ou adolescentes portadores de câncer. O que vai definir isso é a imunidade do paciente ou alguma intercorrência durante o tratamento.

É necessário fazer todo o tratamento de acordo com a prescrição médica, mesmo que antes de acabar o medicamento o paciente esteja sentindo melhora e alívio dos sintomas. Isso costuma ocorrer porque a partir do momento em que o tratamento é iniciado as bactérias vão perdendo a força com a ingestão do antibiótico até atingirem o ponto da infecção.

O tratamento feito com antibióticos deve ser feito com muita atenção. Os horários devem ser respeitados rigorosamente e os dias a ser tomados também. Em caso de esquecimento, é importante tomar assim que lembrar e ajustar a próxima tomada de acordo com o último horário que o medicamento foi ingerido.

Uma vez prescrito, o antibiótico só deverá ser tomado naquele período e aquela vez que foi recomendada, tendo em vista que o tratamento incompleto pode gerar resistência bacteriana. Nesse caso, isso poderá ocorrer quando as bactérias criarem resistência ao antibiótico usado anteriormente. Em decorrência disso, torna-se necessária a prescrição de antibióticos cada vez mais potentes.

O tratamento tem que ser feito até o último dia prescrito, para ter a certeza que as bactérias foram eliminadas e também para evitar um mascaramento da doença, pois a resistência bacteriana torna o tratamento mais complicado, e isso ocorre na maioria das vezes pelo uso inadequado do antibiótico ou pela automedicação.

Na Casa Durval Paiva, os pacientes adquirem os antibióticos prescritos no dispensário da instituição e são orientados pelo farmacêutico de acordo com o entendimento do acompanhante e do próprio paciente em tratamento de câncer, fazendo-se o uso de métodos lúdicos e de tabelas para garantir a eficácia da compreensão quanto ao uso do medicamento. O antibiótico, embora muito prescrito e eficaz, se não for usado de forma correta, pode virar um vilão.

Por Isabelle Resende Farmacêutica - Casa Durval Paiva CRF2541

Artigos Relacionados