Alimentação e condição bucal da criança

Manter uma nutrição adequada quer dizer ter uma dieta balanceada, comer alimentos com nutrientes que deem energia, bem-estar, de modo geral, uma boa saúde. Se nos alimentamos de forma errada, com alimentos pobres em nutrientes, nossa boca terá mais dificuldade em resistir a uma infecção, contribuindo para doenças bucais como a cárie e doenças do periodonto (envolvendo gengiva, ligamento periodontal e osso).

Em crianças, uma dieta balanceada junto de bons hábitos de higiene bucal lhes ajudará a crescer mais fortes, com dentes resistentes à cárie. Preste atenção especial ao cálcio, ao fósforo e aos níveis apropriados de flúor. Os padrões e escolhas alimentares de crianças e adolescentes são fatores importantes que determinam quando eles começarão a desenvolver cárie. Quando bactérias entram em contato com alimentos na boca, é produzido um ácido que ataca os dentes. Isso pode levar à cárie dentária, caso a higiene bucal não seja realizada com frequência adequada.

Uma alimentação balanceada, capaz de proporcionar um adequado estado nutricional, contribui para uma desejável saúde bucal. A falta de ingestão de alguns componentes pode influenciar os processos de formação e erupção (nascimento) do dente, além do desenvolvimento da cárie, como já dito. A cárie dentária é uma das doenças de maior incidência na infância e o cuidado na alimentação durante esse período é fundamental para evitá-la. A alimentação inadequada afeta os dentes antes e após o nascimento, daí a importância de cuidar da alimentação desde o período da gestação, enquanto o bebê ainda está na barriga.

Estudos realizados até o momento sugerem que a desnutrição durante o período de desenvolvimento dos dentes, pode causar defeitos na formação dentária (odontogenese), retardo na erupção dos dentes e alterações nas glândulas salivares (redução na produção da saliva). Já o risco de cárie se deve pelo defeito na estrutura dos dentes, que apresentam irregularidades, ajudam no maior acumulo de bactérias e maior risco de desenvolvimento da cárie. Além disso, a redução na produção de saliva também aumenta a suscetibilidade às lesões de cárie dentária.

Diante desse quadro, trabalhamos junto às crianças da Casa Durval Paiva, juntamente com o aporte nutricional, de forma a orientar os pacientes e acompanhantes quanto a importância da realização de uma dieta balanceada tanto para os dentes, como para saúde e bem-estar. Os pacientes são orientados com relação aos benefícios de uma dieta saudável e os prejuízos de uma dieta rica em sacarose (açúcar). Com isso, objetivamos atuar na promoção e prevenção em saúde bucal e garantir uma melhor instrução e qualidade de vida aos pacientes.

Por Anna Letícia Xavier de Lima Dentista - Casa Durval Paiva CRO/RN 5213

Artigos Relacionados