ODONTOLOGIA PARA BÊBES - 2011

 

A odontologia para bêbes é uma área da odontopediatria que visa um tratamento educativo-preventivo, para que os mesmos cresçam com uma dentição saudável tornando-se futuros adultos livres de cáries.

O atendimento consiste em dois momentos: antes do nascimento e após o nascimento. Os dentes começam a se formar ainda na vida intra-uterina, sendo os de leite a partir da sexta semana e os permanentes por volta do quinto mês de gestação. Assim sendo, infecções, carência nutricional durante a gestação, podem interferir na formação e mineralização dos dentes do futuro bebê. É importante que a gestante tenha uma dieta balanceada, hábitos de higiene oral diário, nutrindo o bebê e conferindo-lhe uma estrutura dental saudável. O consumo de açúcar entre as refeições deve ser evitado.

A amamentação é super importante para a saúde geral do bebê, para evitar alterações bucais, deixar a criança mais próximo da mãe, nutrido, favorecer a respiração nasal, através do posicionamento correto da língua na sucção e ainda prevenir o posicionamento incorreto dos dentes.

Deve-se evitar beijar na boca do bebê, assoprar o alimento para esfriá-lo, bem como, o uso compartilhado de copos e talheres, pois bactérias adquiridas por contato bucal podem transmitir cáries.

A higiene bucal deve ser feita antes que nasça o primeiro dentinho para que o bebê aceite o hábito de limpar. Com uma gaze embebida em água filtrada, sôro fisiológico ou água fervida se limpa todas as partes da boca. Após o nascimento do primeiro dentinho, em torno dos seis meses, a mãe faz a primeira visita ao dentista onde recebe todas as informações sobre higiene, dieta, aplicação de flúor, cárie, uso adequado da mamadeira e chupeta e correção de sucção do dedo. A escova dental deve ser introduzida após a erupção dos dentes posteriores com escova infantil e macia.

O flúor é um dos agentes que serve para prevenir a cárie e deve ser aplicado assim que nascerem os dentinhos. O uso da chupeta deve ser interrompido por volta dos dois anos de idade, quando a criança está mais consciente de suas vontades e não sente mais necessidade de sugar. É ideal que a retirada seja de forma não traumática e sim uma troca agradável, consciente. Deve-se evitar o uso de mamadeira noturna, principalmente, açucarada e, se tomar, limpar ou escovar logo após, para evitar o que chamamos de “cárie de mamadeira”.

Os dentes de leite têm muita importância, pois vão servir de guia para os futuros dentes permanentes, proporcionando uma harmonia da face, conferindo uma boa mastigação, deglutição e, conseqüentemente, uma boa digestão.

Dentro da filosofia de educar para prevenir, o Serviço Odontológico da Casa Durval Paiva possui um trabalho intitulado Projeto “Educação e Sorriso” que acontece na brinquedoteca da instituição, uma vez por mês, junto aos setores de informática e pedagogia. As crianças trabalham a importância da higiene da boca, da visita ao dentista periodicamente através de atividades lúdicas e sites informativos e, com isso, vão perdendo o medo do dentista, reconhecendo-o como um amigo e não como um vilão.

Por Simone Norat

Artigos Relacionados