Cuidados odontológicos em pacientes hemofílicos

A hemofilia é a coagulopatia mais comum e ocupa o primeiro lugar das hemoglobinopatias. Ela se caracteriza pela desordem no mecanismo de coagulação do sangue.

Há ainda um certo receio por parte dos dentistas em atender os pacientes hemofílicos, pela facilidade de sangramento, principalmente em tratamentos invasivos como raspagens e exodontias. É importante que o cirurgião-dentista conheça a fisiopatologia da doença, como ela acontece, quais são os riscos que o tratamento odontológico oferece, para haver um planejamento seguro não só para o paciente como para o profissional.

A abordagem odontológica à pessoa com hemofilia é a mesma adotada para qualquer outra pessoa. É importante que o profissional saiba que o paciente tem hemofilia e os cuidados básicos no tratamento odontológico. A educação continuada do profissional é fundamental para o atendimento odontológico não só dos pacientes com coagulopatia, mas também de outros pacientes.

A prevenção odontológica é primordial em pacientes hemofílicos, porém, os mesmos temem ir ao dentista com receio de sangramento, prejudicando sua saúde bucal e comprometendo o tecido periodontal. Pessoas com hemofilia e periodontite tendem a sangrar mais, portanto o cuidado preventivo e o tratamento periodontal são essenciais para essa população.  Outro fator importante é a reabilitação oral, o paciente hemofílico não tem contraindicação para implante, no entanto, tem que ser muito bem indicado e planejado, o que não contraindica também outras alternativas de reabilitação. É salientar tomar os cuidados específicos, como sutura da ferida cirúrgica e cuidados pós-operatórios em planejamento com o médico responsável.

Em situações de emergências após o tratamento bucal, cabe ao cirurgião-dentista tomar as medidas de hemostasia local, além de transfusão com o fator de coagulação correspondente e, caso haja uma hemorragia, o médico hematologista tem que ser contactado.

Atualmente, em quase todos os centros de tratamento de hemofilia no Brasil existe um cirurgião-dentista incorporado a equipe multidisciplinar, o que possibilita uma melhora significativa na saúde bucal do paciente hemofílico.

No serviço odontológico da Casa Durval Paiva prestamos atendimento aos hemofílicos realizando, principalmente, o tratamento preventivo, mas também raspagens e exodontias, com o apoio do Hemonorte para o acesso aos fatores de coagulação, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.

Por Simone Norat Campos - Dentista CRO/RN 1784

Artigos Relacionados