Benefícios dos exercícios no fortalecimento muscular

Há alguns anos, acreditava-se que crianças não deveriam fazer exercícios para melhorar a força muscular, pois poderia ter uma possível sobrecarga, ser prejudicial para o desenvolvimento e causar lesões, como fraturas. Atualmente, as evidências mostram que elas podem ter benefícios com exercícios resistidos, desde que tenham supervisão com um profissional capacitado.

Crianças com câncer podem ter o desempenho muscular afetado pelo próprio tumor ou em consequência do tratamento (quimioterapia e/ou cirurgia) o que resulta em alterações na força muscular, resistência à fadiga e potência muscular. Nesses casos, elas podem se beneficiar de exercícios para melhora desses aspectos.

No setor de fisioterapia da Casa Durval Paiva, as crianças realizam vários exercícios para melhora do desempenho muscular. Em uma sessão são feitos exercícios variados, de curta duração e com baixa intensidade. A resistência pode ser o próprio peso corporal ou cargas muito leves para garantir a segurança. Diferente dos adultos, o número de séries e repetições é menor e o tempo de repouso é maior. Os exercícios são divertidos, voltados para a recreação. Em alguns casos, são realizadas atividades que envolvem saltos e mudanças rápidas de direção.

Brincar de tica-tica (pega-pega), céu e terra, amarelinha e pular corda são exemplos de brincadeiras e atividades que podem ser realizadas para melhora do desempenho muscular, favorecendo também um melhor desenvolvimento dos ossos. Além de promover benefícios físicos, elas tornam a reabilitação divertida, o que melhora a interação entre fisioterapeuta e paciente, contribuindo para a assiduidade.

A família deve ser orientada quanto às condições e capacidades da criança, o que deve ser evitado e o que pode ser encorajado. Impedir a criança de fazer algumas atividades físicas e participar de certas brincadeiras, por cuidados excessivos, pode comprometer a recuperação e o desenvolvimento infantil.

Por Cinthia Moreno - Fisioterapeuta CREFITO 83476-F

Artigos Relacionados