Tecnologia aliada ao combate à violência sexual infantojuvenil

Constantemente nos deparamos com relatos que a tecnologia é vilã e dificulta o combate aos crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes. Com o intuito de inverter esse papel, faremos uma abordagem diferente, tornando-a um ator importante para coibir esses eventos criminosos.

Partindo do conceito que a violência sexual se caracteriza por atos praticados com finalidade sexual que, por serem lesivos ao corpo e a mente do sujeito violado (crianças e adolescentes), desrespeitam os direitos e as garantias individuais, como: liberdade, respeito e dignidade previstos na Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, e que, de acordo com os autores Kaplan e Sadock (1990), os maus-tratos na infância representam uma doença médico-social que está se transformando em grandes epidemias em todo o mundo, o abuso sexual de crianças e adolescentes é um dos tipos de maus-tratos mais frequentes, apresentando implicações médicas, legais e psicossociais que devem ser cuidadosamente estudadas e entendidas pelos profissionais que lidam com esta questão.

Diversos estudos mostram que as consequências do abuso sexual infantojuvenil estão presentes em todos os âmbitos da humanidade, deixando sequelas sejam elas: físicas, psíquicas, sociais, entre outras – as quais comprometem seriamente a vida da vítima que passou por algum desses traumas.

Além dos cuidados que são inerentes as patologias oncohematológias de crianças e adolescentes domiciliadas na Casa Durval Paiva, temos que ampliar a nossa visão dentro de uma perspectiva global, considerando todo o contexto social, com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida a esses pacientes. Sendo assim, vimos a necessidade de incluir nas atividades práticas de informática, conteúdo que aborde e auxilie no enfrentamento da violência sexual que pode começar nas redes sociais e salas de bate papo, por exemplo.

Faz-se necessário utilizar as novas tecnologias como fonte de conhecimento e, dessa forma, gerar uma consciência nos usuários para identificar e enfrentar possíveis atos de violência sexual que porventura venham a ocorrer.

Esse trabalho consiste na orientação de acesso a informação confiável que está disponível na internet, demostrar como utilizar alguns aplicativos de denúncias disponibilizados gratuitamente, além de elaborar e executar atividades lúdicas que auxiliem o aluno a entender de forma natural e suave essa questão, que muitas vezes é tida como tabu e deixa de ser abordada pelo educador.

 

 

 

 

 

 

Por Fábio Ferreira - Profissional de TI

Artigos Relacionados