Arte e cuidados paliativos

 

Por Patrícia Oliveira Araújo

Arte Educadora - Casa Durval Paiva

 

 

 

Os cuidados paliativos são os cuidados oferecidos aos pacientes em estágio terminal ou a pacientes que não estão mais reagindo às intervenções terapêuticas, e passam a ser tratados para uma melhor qualidade de vida. Esses cuidados vão para além da vida, e são oferecidos não só ao paciente, como também aos seus familiares.

A finalidade é tratar as pessoas e não a doença. Os cuidados paliativos são dedicados as emoções, a proporcionar o bem-estar ao paciente e seus familiares para que consigam lidar da melhor forma com a aproximação da morte. Não há apenas uma área de atuação profissional ligada a esse tratamento, é essencial que haja uma equipe interdisciplinar que possa atuar nesse momento, que possa acolher, humanizar e dar dignidade a vida dos pacientes e seus familiares.

A arte entra como forma de minimizar esse momento tão difícil na vida dos familiares. Inicialmente, as mães e acompanhantes dos pacientes oncológicos e hematológicos, não sente-se a vontade, afinal, tudo é novo, a doença, o local, as pessoas, a nova rotina, são muitas mudanças repentinas, mas logo percebem que os profissionais estão a postos para ajudar, acolher, ensinar e minimizar os sofrimentos. 

A sala de artes é um espaço de aprendizagem para as acompanhantes, onde elas aprendem técnicas de artesanato, o que possibilita o desenvolvimento de atividades arte-terapêuticas, oportunizando o extravasar das emoções. O espaço facilita a externalização de sentimentos, pois possibilita a socialização com as outras mães, o que as incentiva a falarem sobre seus medos, inseguranças, desejos, como também, proporciona empatia de todo o grupo, pois as acompanhantes acabam lembrando-se da jornada a qual passaram, de como o início foi difícil e das incertezas que ainda as cercam, porém isso não as limita, mesmo na dor, elas passam força para quem está iniciando.

Assim, os cuidados paliativos promovem um ambiente ameno, diverso e acolhedor, onde as acompanhantes sentem-se confortáveis para expressar suas emoções, o que auxilia na sua melhora e perspectiva de vida, trazendo mais serenidade para esta situação tão difícil e dá a elas a oportunidade e vontade de aproveitar o momento presente com seus filhos, o que faz com que não antecipem sua morte, mas que os apreciem em vida.

Artigos Relacionados