Uso do antibiótico de forma correta

As superbactérias ocorrem quando os antibióticos são utilizados de forma errada. Isso acaba selecionando as bactérias e deixando-as mais resistentes, o que promove o aparecimento da resistência bacteriana. A resistência bacteriana causada pelo uso indevido do medicamento é uma preocupação mundial. Os antibióticos existem com a finalidade de tratar e combater infecções. O uso incorreto pode promover o agravamento de saúde do paciente, levando-o a óbito. Durante o tratamento, deve ser respeitado o tipo do medicamento a ser usado, os horários e a quantidade de dias.

Em vários países tem-se adotado um critério de controle maior no que se refere ao tratamento com antibióticos, para que seja evitada a seleção das bactérias e os médicos fiquem sem opção de tratar os pacientes. Devido à resistência das bactérias, a partir de 2010 os antibióticos passaram a ter um maior critério, para evitar a automedicação e prevenir tratamentos incompletos ou errados.

A receita passou a ser receituário especial branco em duas vias, onde deve conter os dados do paciente, data, carimbo e assinatura do profissional que prescreveu. O uso incorreto e incompleto desse tipo de medicamento pode trazer danos ao paciente, fazendo com que ele adoeça de forma mais grave, por isso, é importante que se tome a quantidade correta. O tratamento não pode ser interrompido e só deve ser feito com autorização médica.

A venda de antibióticos no Brasil é acompanhada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a fiscalização de competência das vigilâncias sanitárias nos estados e municípios. Os antibióticos só podem ser comercializados mediante a prescrição médica e a receita tem validade de 10 (dez) dias a contar da prescrição. Essa medida foi determinada para segurança dos pacientes, dessa forma, contribui para a diminuição da automedicação; o tratamento contra as bactérias será eficaz e haverá um controle maior e monitoramento melhor da eficácia dos tratamentos com antibióticos; fazendo com que o paciente realize a conduta de forma correta e use todas as doses conforme a prescrição, impedindo assim o aparecimento de novas bactérias.

Na Casa Durval Paiva a dispensação dos antibióticos é realizada pela farmacêutica, onde são dadas as devidas orientações e esclarecimentos, pois tanto os pacientes oncológicos, quanto os hematológicos usam esse medicamento por longo tempo, em alguns casos, o uso pode ser diário.

A adesão terapêutica do uso do antibiótico é muito importante pois combate as infecções e impede que o paciente tenha algum tipo de resistência a antibióticos. No ato da dispensação, o acompanhante assina uma ficha que contêm os dados do medicamento dispensado e as orientações em relação ao uso do mesmo, dessa forma, a farmacêutica tem como monitorar se o paciente está usando o medicamento da forma correta. Pela data da dispensação e a quantidade de medicamento dispensada, pode-se monitorar a data da próxima entrega.

 

Isabelle Resende

Farmacêutica - Casa Durval Paiva

CRF 2541

Por Isabelle Resende

Artigos Relacionados