Prevenir as complicações odontológicas é a melhor solução

O tratamento do câncer tem profundo impacto sobre o sistema bucal da criança e adolescentes, assim como em outras partes do corpo. Avalia-se que pacientes que superaram o câncer infantil tenham mais chances de desenvolver problemas dentais, quando comparados a pessoas sadias. As sequelas manifestam-se de diversas maneiras e podem ser tanto breves, quanto permanentes, o que torna o acompanhamento de um dentista imprescindível antes, durante e após o tratamento oncológico.

As consequências decorrem da radioterapia de cabeça e pescoço e da quimioterapia. Por não terem o sistema odontológico completamente desenvolvido, quanto menor a idade maior o risco, sendo assim, crianças menores de cinco anos são especialmente predispostas aos efeitos colaterais do tratamento oncológico, especialmente a radioterapia de cabeça e pescoço. A mucosite é o efeito mais comum podendo se manifestada de maneira leve, moderada ou muito grave. Essa inflamação se dá na mucosa da boca da criança e pode provocar múltiplas úlceras no palato (céu da boca), língua e bochecha. Além de atrapalhar a fala, faz com que o paciente não consiga alimentar-se, o que deixa seu estado clínico geral um pouco pior, muitas vezes aumentando o tempo de internação do mesmo no hospital.

Os medicamentos quimioterápicos também podem alterar a coloração dos dentes, que se tornam amarelados, escurecidos ou manchados. A radioterapia é capaz de gerar desarmonia entre o crescimento da face e dos dentes, o que exige tratamento ortodôntico especializado, algum tempo após a finalização do tratamento oncológico. O impacto dessas consequências a longo prazo não é meramente estético, pois além de dificultar a qualidade de vida do paciente, pode ter consequências psicológicas significativas.

O uso do laser é extremamente importante tanto na prevenção quanto na terapia das consequências dos tratamentos antineoplásicos. Na Casa de Apoio Durval Paiva a prevenção é realizada diariamente no hospital, assim como, no ambiente ambulatorial. O laser faz uma reparação do tecido propiciando ao paciente mais conforto e melhor qualidade de vida.

Dessa maneira, a correta orientação e encaminhamento dos pacientes são fundamentais. Sendo o dentista o profissional responsável por informar e realizar os procedimentos de higiene e cuidado bucal adequados.

Eloisa Alexsandra Lopes 

Dentista - Casa Durval Paiva 

CRO/RN 3663

Por Eloisa Alexsandra Lopes

Artigos Relacionados