Luto não reconhecido dos profissionais de saúde

Diante da realidade de que sempre tem um próximo paciente para atender, de que há alguém precisando de um serviço imediato, os profissionais da saúde costumam deixar de lado as suas emoções e sentimentos para conseguir atender ao próximo. Porém, essas emoções e sentimentos vão sendo acumulados e o luto não elaborado pode transbordar, afetando diretamente na vida pessoal e profissional, interferindo na capacidade de compaixão e investimento emocional do profissional.

               Desde o momento do pré-diagnóstico até a cura ou a morte, a tríade paciente-família-equipe enfrenta um processo de perdas significativas, que vai da perda de controle como sinal de impotência, perda da saúde, da privacidade, até a perda da vida. Todas elas exigem do ser humano um processo de elaboração do luto, ou seja, um processo de elaboração de uma perda significativa, normal e esperada, mas que envolve um estado emocional distinto do anterior.

              Um dos aspectos mais dolorosos para os profissionais que trabalham na área da oncologia infantil, ou do adoecimento em geral, é aprender a aceitar a morte do paciente e lidar com a perda. Quando uma criança morre, vivenciamos a interrupção do ciclo da vida, pois culturalmente aprendemos que o natural é morrer quando se é idoso. É difícil aceitar que uma criança, com muita coisa para viver, passe por uma situação de sofrimento e morte. Porém, cuidar de crianças com doenças oncológicas avançadas também pode se tornar uma experiência positiva quando os profissionais têm a sensação/sentimento de ter feito o máximo possível na tentativa de amenizar o sofrimento do paciente e de seu familiar, contribuindo assim para uma morte com dignidade.

              Do mesmo modo que geralmente os familiares não estão preparados para enfrentar as perdas, a equipe também não está. É difícil reconhecer que é preciso entrar em contato com a dor para evitar mais sintomas. Trabalhar no trauma antes que o sintoma apareça é um dos grandes desafios para o ser humano. Geralmente, o medo do profissional não dar conta, de chorar na frente do paciente ou dos familiares, de não saber o que dizer a eles é bem maior do que a vontade de entrar em contato com os sentimentos, elaborá-los e conseguir seguir em frente de um modo mais saudável, evitando assim, o surgimento de sintomas. A equipe frequentemente oferece apoio aos seus pacientes e familiares e não tem tempo e espaço para elaborar seu pesar pelo sofrimento e morte de seus pacientes. Não tem a sua dor reconhecida, mas sim silenciada.

              Concluímos no contexto da equipe multidisciplinar na Casa Durval Paiva que é preciso cuidar de si e estar bem para poder cuidar do outro, ficar atento e ter um espaço de escuta e acolhimento para as emoções e sentimentos que, muitas vezes, são deixadas de lado. Ter uma atenção especial para separar o que são demandas emocionais pessoais e o que é do outro é primordial para um cuidado de excelência. O espaço de elaboração das perdas se faz útil e necessário para que o profissional prossiga cuidando de outros pacientes que persistem na luta incansável pela vida.

Laíse Santos Cabral de Oliveira

Psicóloga - Casa Durval Paiva

CRP 17-3166

 

Por Laíse Santos Cabral de Oliveira

Artigos Relacionados