Guloseimas e dentição infantil

O açúcar é considerado um dos maiores vilões para a dentição da criançada, principalmente, quando consumidos em excesso sem uma devida preocupação com a higiene bucal.

Os dentes infantis devido serem mais sensíveis são os mais prejudicados pelas guloseimas. No momento em que o açúcar entra em contato com os dentes há uma acidez no meio bucal, propiciando o aparecimento das cáries. Um problema tão temido pelos pais.

O difícil é controlar a ansiedade dos pequenos em comer tudo de uma vez, independe do horário.  Mas não precisam ficar desesperados, o açúcar consumido de forma controlada associado a uma boa higiene não irá causar grandes prejuízos.

A importância da visita regular ao dentista o mais cedo possível é interessante não só para as crianças como também para os pais, pois eles serão orientados que não se deve deixar a responsabilidade do cuidado apenas para o dentista, mas, a família também deve estar incluída nesse contexto. Na visita ao dentista, os pais serão orientados quanto ao consumo correto do açúcar, como por exemplo: os doces devem ser oferecidos após as refeições como sobremesa para que possam em seguida estar realizando a escovação dentária. Também estimular uma alimentação saudável rica em fibras, alimentação natural, orientando as possíveis dúvidas, uso correto, limpeza e momento da troca da escova, uso da chupeta, entre outros.

Além da cárie, existe também a gengivite (gengiva inflamada), causada pelo acúmulo de açúcar que pode evoluir para uma periodontite (gengivite mais severa) até a perda dos dentes. O açúcar contido nos chocolates e guloseimas não são mais perigosos que o açúcar contido nos demais alimentos, ou seja, não são os vilões, e sim, a falta de higiene. O importante é realizar a higiene bucal corretamente, não só quando as crianças forem consumir doces, mas após cada refeição. Existe um mito que o dente de leite que vai cair para ser substituído não tem importância, ao contrario do que se pensa, os dentes de leite são menos calcificados e precisam de mais atenção, sendo necessário uma escovação correta feita pelos pais, evitando assim um meio propício para criação de ácidos  pelas bactérias.

Importante também é a higiene da boca dos bebês que são amamentados, pois muitas vezes chegam ao consultório com cáries porque mamam e dormem sem escovar os dentes, sendo atingidos pelo que chamamos de cárie de aparecimento precoce.

Outro fator importante é a mastigação e, para isso, é preciso que as crianças estejam com seus dentes saudáveis para mastigarem corretamente os alimentos. A mastigação fortalece os dentes e estimula a produção de saliva que é importante para a saúde bucal. Cada criança tem um ritmo de crescimento. Umas os dentes nascem primeiro, outras demoram a cair, mas tudo isso é natural, quando se visita regularmente o dentista, não há com que se preocupar.

Todas as crianças devem ter saúde bucal, mesmo consumindo as guloseimas, principalmente, as crianças com câncer, que passam por tratamento de quimioterapia. A quimioterapia é um tratamento que baixa a imunidade dos pacientes, fazendo com que fiquem susceptíveis a infecções como a cárie. Dessa forma, necessitam de um cuidado mais rigoroso por parte dos pais e um acompanhamento odontológico mais frequente, assim como, uma alimentação equilibrada, pobre em açúcar.

Além da cárie também podem aparecer outras infecções, como as virais e oportunistas, comprometendo a qualidade de vida desses pacientes. Daí a importância do acompanhamento periódico da criança pelo dentista numa escola, na educação infantil, numa ONG e, principalmente, na equipe interdisciplinar, junto a equipe médica oncológica, conferindo maior qualidade de vida aos pacientes.

Por Simone Norat Campos

Dentista - Casa Durval Paiva

CRO/RN 1784

Por Simone Norat Campos

Artigos Relacionados