ARTETERAPIA E O CÂNCER INFANTO-JUVENIL - 2011

 

A descoberta de uma nova maneira de ajudar o paciente a exteriorizar e dar forma a seus conflitos, alegrias, desejos e fantasias pela Arte é o referencial do trabalho de Arteterapia no combate ao câncer infanto-juvenil.

Esta técnica terapêutica utiliza a atividade artística como forma de auxiliar o tratamento de problemas físicos e psicológicos.Não precisa ser talentoso nem criar obras de Arte. Na oficina terapêutica vale desenhar, pintar, fazer colagens, ou explorar inúmeras outras linguagens, desde que haja a disposição criativa de experimentar as possibilidades de cada material.

O objetivo é mergulhar num intenso e valioso processo de autoconhecimento, desenvolvendo a auto-expressão, a espontaneidade, o relacionamento social, e principalmente contribuir para amenizar a carga de tensões vividas pelo paciente, proporcionando uma prática inegavelmente terapêutica.

O diagnóstico de câncer traz consigo toda uma nova realidade de re-adaptação à vida manifestando-se na desestruturação familiar, em novas propostas de adaptação social e profissional, além de confrontar o paciente e sua família com uma reavaliação de seus valores espirituais e existenciais. Lida-se com a vida e a morte, desilusões, desapegos materiais e afetivos.

 A Arte-terapia, como forma de expressão de conteúdos psíquicos freqüentemente não-elaborados e/ou inacessíveis pela linguagem verbal, objetiva mobilizar e ressignificar estes elementos que enquanto não forem trazidos para a consciência, impedem e obstruem o fluxo saudável de nossas energias. Construindo produtos de arte com significação podemos reaprender a nos relacionarmos com nosso meio e com nossos próprios valores, melhorando o nosso sistema vital corpo-mente-espírito.

A abordagem Arteterapêutica precisa acolher o paciente oncológico de modo a complementar seu acompanhamento psicológico, voltando o olhar para aqueles pacientes que podem se sentir desconfortáveis com a psicoterapia convencional ou para aqueles que têm dificuldade com a expressão verbal.

A experiência na Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva com o grupo de pacientes adolescentes e pré-adolescentes, consiste em um trabalho realizado em conjunto com o Setor de Psicologia, onde aliamos Arteterapia com a Psicoterapia realizando atendimentos semanais, dentro da dinâmica da Instituição.

No grupo, os adolescentes encontram espaço para tratar de questões pertinentes a sua fase de vida, ajudando a resgatar potenciais esquecidos e a estimular o senso de realização.

A Arte, mesmo amadora, ajuda a afastar o estresse, fortalecer o sistema imunológico e como tudo o que nos relaxa, ajuda-nos a ser mais felizes.

Por Anna Karenina Gomes de Queiroz

Artigos Relacionados