Diabetes em crianças com Leucemia

A Diabetes Mellitus é uma doença causada pela elevação da glicose (açúcar) no sangue e provoca a hiperglicemia. Existem fatores que podem desencadear essa doença como alterações do hormônio da insulina, uso de medicamentos, dentre outros. A insulina tem a função de promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A deficiência da insulina resulta na hiperglicemia. Crianças acometidas de leucemia podem desenvolver Diabetes Mellitus.

 A leucemia é um tipo de câncer no sangue, iniciando na medula óssea, sendo uma doença maligna. Durante o tratamento de quimioterapia, são utilizados medicamentos oncológicos específicos para combater essa patologia, que apresenta como reação adversa uma alteração ou deficiência de insulina no organismo do paciente, o que acarretará em uma hiperglicemia na criança podendo causar a Diabetes Melittus.

Estudos apontam que 1 a 2% dos pacientes infanto juvenis durante o tratamento quimioterápico na primeira semana desenvolve a Diabetes Melittus ocasionada pelo uso de um medicamento específico.

 O aparecimento da doença em crianças devido ao uso do medicamento antineoplásico é de caráter transitório, ou seja, quando a medicação específica da quimioterapia for retirada os índices glicêmicos do paciente voltam ao normal, pois, nesse período, o médico oncologista pode prescrever o uso de um ou mais medicamentos. O tratamento com insulinoterapia deve ser acompanhado de perto devido à natureza transitória desse tipo de diabetes.

A glicose da criança deverá ser monitorada diariamente, o tratamento é a base de insulina também chamado de insulinoterapia, já que essa doença desaparece com o tempo. O objetivo do uso de insulinas, que é feito através da aplicação de injeções, é manter o índice glicêmico mais baixo, próximo do normal. A regulação da insulina é de extrema importância e, uma vez normalizada, o paciente deverá informar ao médico.

A Casa Durval Paiva acolhe os pacientes oncológicos. O farmacêutico orienta e presta a assistência farmacêutica, disponibilizando as informações sobre o tratamento medicamentoso, a forma de aplicação das insulinas, o uso do glicosímetro, dentre outros. O objetivo é proporcionar maior segurança, eficácia e adesão ao tratamento.

Isabelle Medeiros Resende

Farmacêutica - Casa Durval Paiva

CRF-2541

 

Por Isabelle Medeiros Resende

Artigos Relacionados