Uso dos medicamentos antieméticos durante a quimioterapia em crianças

 

 

O câncer infantil vem aumentando no país. Os tumores são agressivos, invasivos, se espalham rápido e apresentam características específicas.

Os avanços da medicina tem aumentado positivamente a sobrevida dos pacientes. Pois o diagnóstico precoce, as técnicas de exames laboratoriais evoluídos e as campanhas têm surtido efeito, assim como o olhar mais criterioso de pessoas que convivem com as crianças como os pais, professores e familiares tem contribuído para que mais crianças cheguem ao médico com chances da cura.

No câncer infantil as alterações nas células e a multiplicação anormal ocorrem independentemente de idade, sexo, cor ou classe econômica, são as chamadas neoplasias. Neoplasia é a proliferação anormal, excessiva e desordenada das células. O câncer predominante em crianças abaixo de 15 anos é a leucemia, de acordo com estudos científicos.

Para tratar o câncer o método mais utilizado e convencional é a quimioterapia onde são utilizados os medicamentos antineoplásicos. Esses medicamentos são eficazes, porém a quimioterapia atinge tanto as células normais, como as células anormais, e o uso deles traz como principal efeito adverso durante o tratamento vômitos, com bem mais episódios e intensidade,  e náuseas.

Observamos junto aos pacientes assistidos pela Casa Durval Paiva que durante o tratamento de quimioterapia os medicamentos antieméticos são os responsáveis por amenizar os efeitos colaterais. Estes são indispensáveis, pois melhoram a qualidade de vida das crianças e impactam de forma positiva na maior adesão do paciente, minimizando ainda possíveis efeitos que possam vir em decorrência do vômito como: anorexia, desidratação, retardo do tratamento e prolongamento dos dias de internação hospitalar.

Os medicamentos antieméticos apresentam como vantagem a rapidez do seu efeito terapêutico. A partir da sua ingestão o tempo de ação é de uma hora e meia, o que possibilita a hidratação do paciente. Esses medicamentos são prescritos com o objetivo de prevenir os efeitos adversos previsíveis, facilitar o tratamento quimioterápico e evitar complicações.

 Existem medidas que se adotadas podem diminuir os sintomas, como evitar frituras, comidas muito temperadas, odores fortes, optar por ingerir alimentos sólidos durante as refeições sem a ingestão de líquidos e aguardar um tempo após as refeições para se deitar.

 

 

Isabelle Medeiros Resende

Farmacêutica - Casa Durval Paiva

CRF2541

 
Por Isabelle Medeiros Resende

Artigos Relacionados