Pacientes hematológicos viajam pelo mundo digital

A tecnologia está cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes, recurso que vem sendo introduzido nas realizações de atividades, por conseguir abranger as mais diversas possibilidades, comunicar, divertir ou interagir socialmente, ou ainda como suporte para atividades escolares. Para adolescentes e crianças em tratamento hematológico o contato com o computador é mais que uma ferramenta que pode ser usada durante o tratamento, é uma oportunidade de aprendizado, já que o conhecimento adquirido com a ferramenta pode ser levado para toda a vida e usada em aproveitamento de suas oportunidades profissionais, sem contar na oportunidade de retirar um pouco da atenção sobre sua rotina de tratamento, na possibilidade de interação social, facilitando em muitos aspectos a vida do paciente.

            Vemos esta realidade no convívio com os pacientes hematológicos da Casa Durval Paiva, que, através deste recurso facilitador de interação com o mundo digital, utilizam o computador e a internet como ferramenta de auxilio nos estudos e melhor aproveitamento dos conteúdos temáticos, ministrados durantes as aulas de inclusão digital.

         Para muitos pacientes, oriundos do interior do Estado, a experiência de acessar um computador e a internet é inédita e muito proveitosa, já que nunca tiveram contato com o computador e agora podem sentir o poder dessa ferramenta, a capacidade de aumentar seu aproveitamento escolar, sem contar nas sensações lúdicas e prazerosas que podem ser proporcionadas durante o seu uso.

          O recurso da inclusão digital quando utilizado de forma correta é de extrema importância, para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, inserindo eles no universo das tecnologias e informações, pois no mundo globalizado todas as coisas vêm convergindo para a era digital. Ação simples, que abre novos caminhos para eles pois, neste momento, estão com uma ferramenta que pode trazer informação, conhecimento e comunicação vinda de todos os países do mundo.

            Durante o processo de acolhimento e tratamento dos pacientes hematológicos a informática esta envolvida, através de vários aspectos, inclusive na formação de sua cidadania digital. A maior realização desse trabalho é manter as pessoas informadas, com uma comunicação melhor e mais rápida, possibilitando assim novas escolhas e rumos a serem seguidos.

Mayckon Dantas

Analista de TI - Casa Durval Paiva

Por Mayckon Dantas

Artigos Relacionados