Assistência farmacêutica no tratamento contra o câncer infanto juvenil

A assistência farmacêutica promove a recuperação da saúde. Nesse contexto, o farmacêutico realiza atividades relacionadas ao medicamento, como: aquisição, armazenamento, conservação e dispensação. Também monitora as prescrições médicas e alerta aos pacientes quanto ao cuidado com a automedicação e o uso racional dos medicamentos.

 Essa orientação é feita com o intuito de melhorar a qualidade de vida, já que os medicamentos usados durante o tratamento são de forma contínua e por um período longo; o que pode ocasionar reações adversas desagradáveis e, consequentemente, causar certa rejeição dos pacientes. Os medicamentos são dispensados apenas mediante prescrição médica.

A assistência farmacêutica às crianças e adolescentes oferecida na Casa Durval Paiva orienta e esclarece quanto à importância do uso correto e racional de medicamentos. Uma vez que o farmacêutico conhece as propriedades do medicamento, ele se torna um dos responsáveis pelo sucesso da terapêutica dos pacientes. Orienta que os medicamentos não devem ser usados de maneira incorreta, explica a importância de seguir as prescrições médicas para que, dessa forma, não ocorram erros na medicação, diminuindo a eficácia do tratamento.

 Alerta ainda que não deve ocorrer a automedicação por parte do paciente, no intuito de aumentar a dosagem das medicações para acelerar  o processo de cura e obter o  efeito esperado, pois poderá trazer danos à saúde como: reações adversas, interações medicamentosas  e a diminuição da eficácia do tratamento, o que poderá tornar o tratamento mais demorado, potencializar ou até mesmo mascarar a doença.

O farmacêutico atua dando o suporte a dispensação de medicamentos e prescrições, como consequência desse trabalho, aumenta a adesão ao tratamento. Em alguns casos são elaboradas tabelas com figuras que identifiquem os horários das medicações, com o intuito de reforçar a importância de o paciente seguir todos os horários e evitar o esquecimento do medicamento. O trabalho realizado pelo farmacêutico vai além do medicamento, ele atua na promoção da saúde do paciente contribuindo para sua melhora. Atuando em ações que possibilitem a recuperação e reabilitação da saúde.

De acordo com a Política Nacional de medicamentos Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual, como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o seu uso racional. Envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como, a sua seleção e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

Isabelle Medeiros Resende - CRF-2541- Farmacêutica 

 

Artigos Relacionados