Intervenção do Assistente Social na equipe interdisciplinar

O assistente social é importante na equipe interdisciplinar, uma vez que seu olhar e intervenção tornam-se indispensáveis para entender a necessidade de cada paciente/família, trabalhando de forma coletiva e humanizada. Como agente esclarecedor de informações, seu papel é acolher as demandas sociais envolvendo a família no seu contexto sócio histórico.

Diante disso, a Casa Durval Paiva iniciou em 1998 uma equipe formada por assistente social, psicóloga, dentista e uma professora voluntária - ampliando-se, posteriormente, diante do aumento da demanda e da necessidade em oferecer apoio/suporte à criança e/ou adolescente e sua família.

A equipe tem como objetivo acolher/ouvir as necessidades do paciente a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e bem estar. Dessa forma, torna-se imprescindível o trabalho interdisciplinar, uma vez que integra saberes de diversas áreas, permitindo criar e recriar possibilidades, conquistando assim novos caminhos diante da realidade em que se encontra o grupo familiar.

O assistente social é o profissional que possibilita a equipe interdisciplinar conhecer o cotidiano de vida de cada paciente, de modo a proporcionar melhoria no atendimento das demandas vivenciadas pelo grupo familiar, visualizando o sujeito dentro do seu contexto individual e social.

Assim, proporciona um acolhimento/atendimento qualificado, técnico e humanizado, contribuindo para um melhor resultado ao tratamento, uma vez que fortalece a rede social garantindo assim o acesso dos cidadãos aos seus direitos sociais.

Na Casa Durval Paiva, o Assistente Social atua junto às famílias através de orientações, informações e esclarecimentos durante a realização do cadastro, bem como nas entrevistas sociais, visitas domiciliares, ações educativas, rodas de conversas com pacientes e acompanhantes, com objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, tendo em vista que muitos chegam à instituição sem saber para onde ir e encontram um norte tanto durante o tratamento quanto para as demandas sociais existentes.

Portanto, a atuação do Assistente Social na equipe interdisciplinar intensifica o diálogo a respeito da realidade de vida das crianças e adolescentes, desde o contexto social no qual estão inseridos, assim como, as relações familiares e sociais, contribuindo para construção e reconstrução de caminhos rumo ao objetivo comum da equipe - a cura do paciente – e, consequentemente, o retorno à sua vida cotidiana.

 

Por Cícera Katiucia da Silva - CRESS/RN 3595 - Assistente Social 

 

 

Artigos Relacionados