Odontologia para bebês

A odontologia para bebês é o atendimento odontológico realizado a partir do nascimento, dentro de uma filosofia e tratamento educativo e preventivo. Visa à importância dos cuidados com a higiene bucal do bebê na faixa etária de 0 a 3 anos.

O ideal é que a mãe vá ainda gestante ao dentista para realizar seu pré-natal odontológico, com o objetivo de tirar suas dúvidas sobre a higiene bucal do bebê, como também ser orientada sobre os cuidados com sua boca. Antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes de leite a higiene deve ser feita em todas as partes da boca com o auxílio de uma dedeira, fralda limpa ou ainda uma gaze embebida em água fervida ou filtrada.

Vale ressaltar a importância da amamentação exclusiva até os seis primeiros meses de vida, pois irá auxiliar no desenvolvimento da musculatura facial, prevenção de alterações bucais, posicionamento dos dentes, favorecimento da respiração nasal, além do desenvolvimento físico e emocional. São muitas as vantagens da amamentação: nutrição, carinho, aconchego, relação mãe/filho, proteção imunológica, além dos exercícios funcionais da língua, bochechas e lábios. É importante ressaltar que logo após cada amamentação a mãe deve ter o cuidado de higienizar.

Assim que nasça o primeiro dente de leite, a mãe deverá levar o bebê para fazer a primeira aplicação de flúor e ser orientada sobre as visitas regulares, hábitos nocivos como chupar o dedo, uso da mamadeira e chupetas. 

O costume da higienização precoce faz com que o bebê aceite mais facilmente este hábito e o uso do fio dental após o nascimento dos primeiros dentes.  Apesar dos dentes decíduos (de leite) permanecerem por curto período de tempo na boca, estes são de grande importância para a função mastigatória, articulação, oclusão (encaixe dos dentes superiores com os inferiores), fonação, estética e, sobretudo, para a normal e correta evolução do sistema mastigatório, sendo considerados excelentes “mantenedores de espaço naturais”, pois podem evitar os problemas associados às migrações dentárias, perda de espaço e outros problemas que podem causar desequilíbrio na oclusão.

Apesar da odontologia para bebês já existir há mais de uma década ainda vemos muitas crianças indo tardiamente ao dentista com cárie precoce, ou seja, em caráter de urgência, sentindo dor e, com isso, deixa um registro negativo da visita ao dentista. A cárie aumenta em consequência do aumento do número de dentes erupcionados e do consumo de açúcar na dieta.

O consumo de açúcar deve ser feito como sobremesa, quando há o aumento do fluxo salivar e a criança pode escovar os dentes a seguir. Diferente do que é observado atualmente, em que a maioria das crianças consome alimentos açucarados entre as refeições, pois a frequência é um dos fatores mais importante na atividade cariogênica.

No serviço odontológico da Casa Durval Paiva atendemos uma demanda de bebês com leucemia - câncer infantil mais comum, que requer um cuidado mais rigoroso com a cavidade oral devido os efeitos colaterais advindos da quimioterapia . Muitas vezes, chegam ainda sem dentes, sem terem passado por uma consulta odontológica anterior e, dentro de uma filosofia preventiva e educativa, realizam o primeiro atendimento e as mães recebem orientação sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal do seu filho.

Por Simone Norat Campos - Dentista - CRO/RN 1784

 

Artigos Relacionados