Fisioterapia: importante aliada na reabilitação de pacientes com hemofilia - 2017

A hemofilia é uma doença congênita (hereditária), ainda sem cura, caracterizada pela deficiência de uma proteína da coagulação do sangue. É caracterizada pelo surgimento de hemorragias (sangramentos) espontâneas ou após um trauma, em qualquer lugar do corpo. A hemartrose, hemorragia dentro das articulações é uma das manifestações mais características e acomete principalmente os joelhos, cotovelos e tornozelos, podendo surgir entre o primeiro e segundo ano de vida.

Quando a hemartrose não é tratada de forma adequada, pode levar a degeneração articular, chamada de artropatia hemofílica, tendo como consequência dor, restrição da amplitude de movimento, deformidades articulares, diminuição da força muscular e até impotência funcional grave.

A atuação da Fisioterapia dentro da equipe que assiste pacientes com hemofilia é fundamental desde a infância. Os objetivos principais são aliviar a dor; manter a força muscular;  uma boa função articular; estimular e possibilitar a independência do paciente, além de motivar a prática de uma atividade física que não ofereça riscos.

Os pacientes hemofílicos atendidos no setor de Fisioterapia da Casa Durval Paiva tem uma rotina semanal de exercícios para manter ou recuperar a mobilidade articular e força muscular. São realizados alongamentos, exercícios de condicionamento e fortalecimento muscular. Além disso, são continuamente estimulados a buscar autonomia e independência para realização das atividades de vida diária, como os cuidados pessoais e locomoção.

A educação dos pacientes e seus familiares é imprescindível, não só para identificar os sinais e sintomas das hemorragias, mas também para ter o cuidado de evitá-las. A criança e o adolescente não devem ter uma vida de restrição, mas sim de possibilidades com o mínimo de risco para prováveis lesões que causem hemorragias.

Por Cinthia Moreno - Fisioterapeuta - CREFITO 83476-F

Artigos Relacionados