Lesões bucais em crianças oncológicas - 2017

A higiene bucal deficiente ou a pré-existência de focos infecciosos aumentam o risco de infecção bucal durante a quimioterapia. As crianças em tratamento contra o câncer assistidas na Casa de Apoio são examinadaspela cirurgiã-dentista tão logo tenham sua doença diagnosticada, sendo o tratamento odontológico iniciado, preferencialmente, antes do tratamento oncológico. Acompanhadas também durante a fase aguda da doença, ou seja, o período de hospitalização.

 Tanto no consultório, como no hospital, os pacientes são atendidos para tratamento e orientação de alguma lesão que possa aparecer como consequência de tratamentoscontra o câncer. Daí  , cárie, candidíase (sapinho) e xerostomia.A mucosite é uma resposta inflamatória da mucosa bucal às altas doses de quimioterapia, caracterizando-se pelo aparecimento de áreas avermelhadas, seguidas de feridas inflamadas, sangramento e inchaço. Acompanhado de intensa dor, que gera severo desconforto, resultando em má higienização oral, dificuldade de engolir os alimentos, diminuição da qualidade de vida, distúrbios do sono e fraqueza no corpo do paciente.

As lesões orais costumam desaparecer sem cicatriz a não ser que a mucosite seja agravada por infecção ou diminuição da produção de saliva. A manifestação mais precoce da mucosite é uma coloração esbranquiçada na mucosa (assoalho bucal, língua, bochecha e palato mole), sendo substituída gradativamente por áreas vermelhas e inchadas, favorecendo o desenvolvimento de áreas inflamadas, com a formação de uma membrana superficial amarelada e removível.    Candidaalbicans  p sse fungo    <span arial,="" sans-serif;"="">controlar os problemas bucais, reduzir a possibilidade de dor, promover a cicatrização mais rápida de lesões como a mucosite, prevenir as infecções, favorecer a alimentação por via oral e reduzir ou evitar o tempo de internação hospitalar, melhorando assim a qualidade de vida posterior ao tratamento.

 
Por Eloisa Alexsandra Lopes - Dentista - CRO/RN 3663

Artigos Relacionados