Cronofarmacologia na Oncologia Pediátrica - 2017

A cronofarmacologia é a ciência que estuda a hora mais adequada de tomar os medicamentos, baseando-se no que se sabe do funcionamento do nosso organismo. O horário de ingestão do remédio faz toda a diferença no tratamento, pois pode tanto aumentar a eficácia dele, como minimizar os seus efeitos colaterais. E na área de oncologia pediátrica não é diferente. Há uma grande importância do uso dos quimioterápicos nos horários corretos para o processo de cura.

Segundo estudos científicos, a cronofarmacologia tem mudado a prescrição de alguns remédios. Nosso organismo não é uma constante o dia inteiro: ele sofre inúmeras variações hormonais e seu ritmo biológico é resultado direto dos fenômenos ambientais periódicos e recorrentes, como as estações do ano, as fases da lua, as oscilações das marés e, principalmente, o ciclo dia/noite. A cronofarmacologia ajusta a concentração dos medicamentos durante as 24 horas do dia, em sincronia com os ritmos biológicos dos seres vivos.

O relógio biológico humano é dividido em três fases: Circadiano, que corresponde a um dia de 24 horas e possui processos que ocorrem nestes mesmos horários, como por exemplo, a digestão. Ultradiano - corresponde a processos que ocorrem em menos de 20 horas e, por último, o Infradiano, que diz respeito a períodos maiores que 28 horas. A avaliação dessas fases junto com o estilo de vida do paciente determina a melhor hora para ingestão dos medicamentos.

A cronofarmacologia busca descobrir em que horários há liberação de neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios capazes de enviar informações para outras células) e hormônios, além de outras alterações no organismo, para usar os medicamentos com maior eficiência.

Pelo fato dos medicamentos oncológicos apresentarem a dose terapêutica muito próxima das doses tóxicas é primordial que sejam tomados com acerto do horário. No contexto do atendimento da Casa Durval Paiva são dadas as orientações necessárias aos pacientes e acompanhantes, através da assistência farmacêutica, quanto a importância de se tomar os medicamentos na hora correta, visando assim, alcançar uma melhor resposta ao tratamento oncológico.

Concluímos que os resultados obtidos com a Cronofarmacologia indicam a sua importância no processo de cura dos pacientes em tratamento contra o câncer infantil, uma vez que os efeitos colaterais são minimizados e a eficácia terapêutica aumentada.  

Por Isabelle Medeiros Resende - Farmacêutica - CRF-RN 2541

Artigos Relacionados