Câncer ocular na infância tem cura de até 100% se diagnosticado precocemente

Câncer ocular na infância tem cura de até 100% se diagnosticado precocemente

Câncer ocular na infância tem cura de até 100% se diagnosticado precocemente

No dia Nacional de conscientização e incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (18/09) a Casa Durval Paiva realiza dentro da programação da Campanha Setembro Dourado uma ação educativa de panfletagem e distribuição de laços dourados no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Prudente de Morais, das 9 às 11h, em Natal. O objetivo é chamar a atenção de pedestres e motoristas para a detecção dos principais sinais do câncer infantojuvenil.

O Retinoblastoma é um dos tipos do câncer da infância, também conhecido como ‘reflexo do olho de gato’, em referência quando aparece uma mancha branca no olho da criança em algum registro fotográfico feito com flash.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de câncer pode causar cegueira e até levar à morte, mas se diagnosticado precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos. O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina e pode ser hereditário ou não. Não existe uma causa determinada para essa patologia.

O teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento do bebê e até os cinco anos periodicamente, sendo esta a faixa etária mais atingida pela doença. O teste é simples e pode detectar qualquer alteração no eixo visual, levantando a suspeita da existência de um tumor, que pode ser confirmado pelo exame de fundo de olho.

 

Sobre o Setembro Dourado

O Setembro Dourado é uma mobilização nacional, promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC). No RN participam da campanha a Casa Durval Paiva, o GACC – em Natal e a AAPCMR – em Mossoró. Além de alertar para os sinais da doença, as ações visam diminuir a taxa de mortalidade ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais para a cura.

 

Programação:

18/09 – 09h - distribuição de panfletos e laços dourados (Alexandrino com Prudente de Morais)

19/09 – 13h30 – Pecinha, distribuição de panfletos e laços dourados (CRAS Ponta Negra)

20/09 – 14h - Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN

21/09 – 08 às 12h – (Oeste) Reunião de sensibilização profissionais de saúde, distribuição de panfletos e laços dourados (UnP Floriano Peixoto)

24/09 – 15h30 - Pecinha na escola E. M. Josefa Botelho sensibilizando professores, alunos e pais

25/09 – 14h – Pecinha, distribuição de panfletos e laços dourados (CRAS Felipe Camarão)

27/09 – 14h - Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal

28/09 – 08 às 12h - (Leste e Sul) Reunião de sensibilização profissionais de saúde, distribuição de panfletos e laços dourados (UnP Floriano Peixoto)

29/09 – Encerramento - Cidade da Criança

- 09h às 10h – Palestra sobre qualidade de Vida com alongamento

- 10h às 11h30 – Caminhada, distribuição de panfletos e laços dourados

Related notes