Casa Durval Paiva lança aplicativo no combate ao câncer infantojuvenil

Casa Durval Paiva lança aplicativo no combate ao câncer infantojuvenil

A partir desta quarta, 01/11, a luta contra o câncer infantojuvenil ganha mais uma ferramenta de divulgação. Trata-se do aplicativo da Casa Durval Paiva, que traz os principais sinais e sintomas do câncer de forma didática e objetiva, para conhecimento de todos os interessados na temática. No aplicativo, disponível na App Store e Google Play, também é possível conhecer mais sobre o trabalho da Casa e os caminhos para quem quiser se tornar mantenedor da instituição.

Diferente do câncer no adulto, a neoplasia infantojuvenil não possui uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Como não existe um exame complementar específico para o diagnóstico nesse público, os pais, professores, médicos, dentistas, entre outros, que convivem com as crianças e os adolescentes, precisam ficar atentos aos principais sinais e sintomas. O diagnóstico precoce é a principal arma contra esta patologia, ou seja, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores serão suas chances de cura, com um mínimo de sequelas pós-tratamento.

No Rio Grande do Norte muitos pacientes ainda são encaminhados aos centros de tratamento com doenças em estágio avançado, o que se deve a diversos fatores, dentre eles, a desinformação dos pais e profissionais de saúde. Diante dessa realidade, a Casa Durval Paiva iniciou em 2002 a Campanha do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil, realizando capacitações regionais sobre o tema para os profissionais do Programa Saúde da Família do RN. Desde 2006, a organização passou a dirigir a campanha a toda à população, realizando visitas, palestras e peças teatrais sobre o tema em escolas, distribuindo panfletos e cartazes no comércio e divulgação através da mídia local.

Notas relacionadas