Setembro Dourado alerta para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Na luta contra o câncer infantojuvenil quanto mais cedo o dignóstico, maiores as chances de cura.  Partindo dessa premissa, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC promove em todo o Brasil a Campanha Setembro Dourado.  Em Natal, a campanha terá início no dia 01 de setembro, às 9h, na sede da Prefeitura do Natal, contando com a participação das entidades que lutam contra o câncer na infância e adolescência: Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC, Liga Norte Riograndense contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago.

Na capital potiguar, a campanha faz parte do calendário oficial de eventos do município através da Lei Municipal nº 6.540, de 13 de julho de 2015, que institui o Setembro Dourado como o mês de incentivo ao diagnóstico precoce. Durante todo o mês, serão realizadas ações de divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil em escolas, unidades básicas de saúde, shoppings e supermercados, visando conscientizar a sociedade quanto a existência do câncer em crianças e adolescentes.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos) e os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2017. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. “Uma criança, quando tem a doença diagnosticada cedo, pode ser tratada com a possibilidade de ter menos sequelas e mais qualidade de vida”, alerta Rilder Campos, presidente da CONIACC e da Casa Durval Paiva.

 

Câncer infantojuvenil

De acordo com Teresa Fonseca - presidenta da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil podem ser confundidos com outras doenças comuns à infância, por isso, o cuidado deve ser reforçado.

Palidez progressiva, dor óssea, nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas; febre prolongada, perímetro cefálio das crianças pequenas, dores de cabeça diárias matutinas acompanhadas de vômito, alterações no equilíbrio, na visão, no andar, presença de ínguas frequentes, são os principais sinais e sintomas que indicam que a criança ou adolescente precisa ser avaliados por um médico oncologista pediatra.

A especialista orienta que a família deve estar atenta a sintomas que não existiam antes, como convulsões, alterações nos olhos como estrabismo, tumores nas pernas e nos braços. Além disso, perda de peso importante sem explicação precisa ser investigada, assim como, o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada. “Estes são sinais e sintomas que podem ser câncer”, esclarece Teresa Fonseca.

 

Programação Setembro Dourado

01/09 - 9h - Ato Solene - Lançamento da Campanha Setembro Dourado na Prefeitura

04/09 - UBS Pitimbu de 9h – Distribuição de panfletos e laços dourados

05/09 - Peça e panfletagem Escola Municipal Maria Cristina – Zona Oeste.

06/09 - Peça e panfletagem no CRAS Oeste – Grupo Guarapes - 9h

08/09 - Distribuição de panfletos e laços no sinal da Av. Prudente de Morais com Av. Alexandrino de Alencar

09/09 - Ação no Partage Norte Shopping

11/09 - Distribuição de panfletos e laços - UBS Pajuçara 9h

12/09 - Peça e panfletagem no CRAS Zona Norte - Grupo Nª Sª da Apresentação (manhã)

13/09 - Peça e panfletagem no CRAS Pajuçara 14h

13/09 - Ação no Nordestão Salgado Filho

14/09 - Audiência Pública na Assembleia Legislativa às 14h

15/09 - Ação no Natal Shopping com distribuição de panfletos

19/09 - Peça e panfletagem Escola Municipal Amadeu Araújo – Zona Norte

20/09 - Peça e panfletagem no CRAS Mãe Luiza (manhã)

20/09 - Distribuição de panfletos e laços dourados no sinal da av. Eng. Roberto Freire

21/09 - UB Alecrim/ CEI Alecrim 9h - Distribuição de panfletos e laços

23/09 - Ação no Natal Shopping com distribuição de panfletos e laços

23/09 - Ação Mulheres 365 - Peça e panfletagem

26/09 - ES Quintas Oeste 9h - Distribuição de panfletos e laços dourados

27/09 - Peça e panfletagem, no CRAS Ponta Negra

28/09 - Audiência Pública na Câmara Municipal às 09h

30/09 - Ação de Encerramento no Parque das Dunas com distribuição de panfletos e laços

 

Ação Infância e Vida

Paralelo ao Setembro Dourado acontece a Ação Infância e Vida, uma parceria entre o Banco do Brasil e a CONIACC. A campanha, que está no terceiro ano, também visa divulgar informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e seu diagnóstico precoce. Tem ainda como propósito arrecadar doações para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil.

As doações para a Ação Infância e Vida podem ser feitas por meio da troca de pontos Dotz, Ponto pra Você e Ponto pra sua Empresa – através da Livelo – e Smiles. Podem também ser de qualquer valor, através da conta da CONIACC no BB –Agência: 2870-3 – Conta Corrente: 33.000-0.

A campanha prossegue até 15 de outubro, no entanto, os mecanismos de doação ficarão disponíveis após este período, com exceção da Smiles, que terá período determinado para doações. Mais detalhes da ação Infância e Vida: bb.com.br/infanciaevida.

Related notes