XIV Jornada de Oncohematologia acontece na quinta em Natal

XIV Jornada de Oncohematologia acontece na quinta em Natal

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (08/04), a Casa Durval Paiva vai realizar a 14ª Jornada de Oncohematologia, no dia 06/04, das 08h30 às 17h, no auditório do CTGÁS. A ação visa conscientizar a sociedade quanto ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer e doenças hematológicas.

O evento é direcionado aos profissionais da saúde, estudantes, bem como aos interessados na temática, que este ano abordará sobre ‘Hematologia’, com destaques para Anemia e câncer, Transfusão, Biologia molecular, Impacto das infecções hospitalares, Farmacovigilancia e Afecções bucais.

A Casa Durval Paiva atende a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida dos mesmos. Hoje são 1065 crianças e adolescentes assistidos, de 133 municípios do RN, também do Piaui, Ceará, Sergipe e da Paraíba.

 

Doenças Hematológicas e Oncohematológicas*

A hematologia estuda os elementos que formam o sangue como hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos), plaquetas (fragmentos de células envolvidas no processo de coagulação) e também os órgãos responsáveis pela produção, manutenção e eliminação destes elementos (órgãos hematopoéticos) como a medula óssea, os linfonodos (gânglios) e o baço.

Estas doenças são normalmente divididas entre hematológicas (não consideradas câncer) e onco-hematológicas (tipos de câncer advindos dos órgãos hematopoéticos).

As doenças hematológicas decorrem de alterações qualitativas ou quantitativas de um ou mais elementos do sangue, de mutações da hemoglobina (proteína que transporta oxigênio e fica dentro das hemácias) ou também de distúrbios dos elementos da coagulação contidos no plasma (parte liquida do sangue, sem elementos celulares).

Por outro lado, as doenças oncohematológicas representam parte dos diferentes tipos de câncer e exigem tratamentos específicos como quimioterapia, imunoterapia ou a associação de ambos.

*Fonte: http://centrodehematologiadovale.com.br/servicos/doencas-hematologicas/

 

Serviço:

XIV Jornada de Oncohematologia

Dia: 06/04/2017

Hora: 08h30 às 17h

Local: auditório do CTGÁS

Endereço: Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 - Lagoa Nova

Inscrição: uma lata de leite em pó

Informações: 4006-1600

 

Programação

XIV JORNADA DE ONCOHEMATOLOGIA

TEMA: Hematologia

08h – Credenciamento;

08h30 - Abertura;

09h-10h - Anemia e câncer: mecanismos envolvidos na sua patogênese e diagnóstico laboratorial -

Helena Zerlotti Wolf Grotto (consultora médica da Sysmex América Latina e Caribe);

10h-10h20 - coffee break;

10h20-11h - Transfusão: quando indicar? (concentrado de hemácias/plaquetas) -

Dr. Marcos Dias Leão (médico hematologista);

11h-12:30h - Biologia molecular em doenças oncohematológicas: fator de prognóstico e terapêutica –mecanismos de resistência em quimioterapia -

Israel Bendit (médico pediatra hematologista);

12h30-14h - intervalo para almoço;

14h-14h40 - Manejo da neutropenia febril e o impacto das infecções hospitalares -

Telma Cassandra Barros Freire (médica hematologista);

14h40-16h - Farmacovigilancia na oncologia -

Ney Moura (farmacêutico da UFRN);

16h-16:50h - Manejo do paciente com neutropenia e afecções bucais -

Simone Norat (dentista Casa Durval Paiva).

Related notes