REPERCUSSÕES SOCIAIS DO PROJETO VIDA NAS FAMÍLIAS DOS PACIENTES ONCOLÓGICOS INFANTO JUVENIS - 2011

 

O perfil sócio familiar do paciente oncológico infanto juvenil normalmente encontrado por todo o Rio Grande do Norte é de grande desnível social, são país desempregados, pessoas das cidades sem qualificação profissional e da zona rural, agricultores sem terras e com trabalhos, muitas vezes sazonais; a maioria das moradias não possui condições de habitação, onde muitas inclusive não têm instalações sanitárias; residências destituídas de móveis e até utensílios.

Frente a essa dura realidade, a Casa de Apoio à criança com câncer Durval Paiva criou em 1998 o Projeto Vida com o objetivo de realizar melhorias nas residências das crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas.

            O ponto de partida é conhecer “in loco” a situação socioeconômica e cultural dos pacientes e de suas famílias, através de visitas domiciliares. Nesse contato, são identificadas as necessidades sociais e habitacionais das famílias, com intuito de se fazer um trabalho localizado, buscando minimizar as deficiências existentes, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

            Na ocasião das visitas, essas famílias recebem doações de cestas básicas, redes, filtros, colchões, kits de cozinha e de brinquedos. Vale salientar, que essa visita social é de suma importância para as mesmas, sendo esperada o ano inteiro.

            Após o mapeamento da situação de cada família se fazem necessárias ações mais específicas, como reformas ou construções de residências. Dentre as ações, também está incluso o resgate de pacientes que abandonam o tratamento e a viabilização de trabalho para os pais desempregados.

            O Projeto Vida conta com o apoio e recursos financeiros do Instituto Ronald McDonald desde o ano de 2007, para realização de obras e reformas, transporte e kits para doações. Atualmente, o projeto assiste 712 crianças e adolescentes atendidas pela Casa Durval Paiva abrangendo todo o Estado do Rio Grande do Norte e também está presente em nove municípios da Paraíba e em dois municípios do Ceará. Em treze anos de atuação o Projeto Vida já realizou aproximadamente três mil visitas, bem como a reforma de 110 casas e a construção de 52 novas habitações, levando consigo a esperança e a amenização do processo de impacto que a doença traz às crianças, adolescentes e seus familiares.

É através de atitudes simples que o Projeto Vida faz com que pacientes e familiares possam ter acesso a uma estrutura básica de convivência e bem estar social, que lhes proporciona cidadania. Um exemplo de ação e responsabilidade social a ser seguido por todos os setores da sociedade.

Por Telma Maria Gomes da Silva

Artigos Relacionados