Oficinas de gravura como fonte de renda por meio da arte

A gravura é uma técnica usada na arte-educação onde utiliza-se uma matriz para fazer várias impressões de um mesmo desenho. A matriz pode ser desenvolvida de várias formas, o que irá definir é o suporte empregado para o desenvolvimento da técnica. No desenvolvimento da matriz, podem ser manuseados suportes como: madeira, linóleo, metal, entre outros. A cada tipo de suporte disposto na gravura, uma nomenclatura diferente é empregada, como: xilogravura, linoleogravura, gravura em metal, serigrafia. Assim como a matriz, que pode variar na utilização de seus materiais, a base das impressões também pode ter diferentes materiais, as gravuras, por sua vez, podem ser impressas em: papel, tecido, parede e etc.

Por meio do Projeto Casa dos Ofícios, que visa a inclusão produtiva de mulheres de baixa renda de comunidades do semiárido do Rio Grande do Norte e região metropolitana de Natal, mediante capacitação profissional para produção de artesanato local e para o empreendedorismo, os acompanhantes da Casa Durval Paiva desenvolvem a oficina de gravura, a qual fomenta grupos produtivos e, assim, contribui para o enfrentamento à pobreza através da geração de renda e trabalho.

Na oportunidade, os acompanhantes da Instituição têm a experiência de entrar em contato com a técnica da gravura aliada à silk, com o objetivo de estampar camisetas e tecidos. As matrizes desenvolvidas na oficina de gravura foram produzidas a partir de folhas de acetato, material maleável e de baixo custo, dando a oportunidade aos acompanhantes de entrarem em contato com a prática de estamparia com baixo custo e de maneira que eles possam replicar a prática aprendida em suas próprias residências. Por intermédio da abertura feita no acetato, as tintas são transferidas para o tecido, produzindo a estampa.

Após a finalização de cada produto desenvolvido pelos acompanhantes, eles recebem uma etiqueta com seu respectivo nome e do(a) seu(sua) filho(a), como forma de identificar quem o produziu. Com a peça finalizada, esse material entra em circulação e são dispostos à venda em estandes itinerantes de lojas parceiras da instituição. Na aquisição desses materiais, 50% do valor volta para a Instituição, para que o projeto seja sustentável, e 50% volta para esse acompanhante como fonte de renda.

Dessa forma, oficinas como a de gravura tem extrema relevância para o público alvo assistido, em virtude de destacar talentos e revelar potencialidades artísticas. A oficina dá a oportunidade de mudar e transformar a vida dos assistidos, despertando o desejo para a mudança no cenário de sustentabilidade econômica familiar.

 

 

Por Patrícia Oliveira Araújo - Arte Educadora

Artigos Relacionados