Cuidados odontológicos em pacientes com anemia falciforme

Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada por um distúrbio sanguíneo que afeta as células vermelhas, provocando alterações principalmente nas hemoglobinas. Pacientes com essa desordem apresentam falta de glóbulos vermelhos saudáveis, prejudicando assim, o correto transporte de oxigênio para todos os tecidos.

As manifestações sistêmicas e bucais em pacientes com anemia falciforme são diversas e por isso é importante estar atento aos sinais clínicos e sintomas.

Em relação a cavidade bucal, algumas alterações comuns de serem observadas são:  palidez da mucosa oral; erupção dentária retardada; grau de gengivite e periodontite incomum; língua lisa, descolorada e despapilada; defeitos no esmalte e dentina (camadas que compõe os dentes); necrose pulpar assintomática (morte da polpa do dente) e anormalidades ósseas craniofaciais.

O tratamento odontológico em pacientes com anemia falciforme deverá ser iniciado após uma detalhada anamnese e exame clínico. Deve-se considerar o histórico da doença e suas complicações, assim como as condições físicas e emocionais do paciente e, ainda, a tolerância aos procedimentos operatórios, com o intuito de evitar ou diminuir o estresse, já que isso pode desencadear uma crise falcêmica. O atendimento deve ser realizado durante um período sem crises.

Além disso, as cirurgias bucais constituem os procedimentos invasivos de maior risco, portanto, devem ser criteriosamente planejadas, sob antibioticoterapia profilática (devido a maior propensão a disseminação de bactérias) e mediante apresentação do hemograma completo.

A Casa Durval Paiva acolhe e fornece atendimento odontológico aos pacientes portadores de desordens hematológicas como anemia falciforme. Ao iniciar o tratamento das crianças e adolescentes diagnosticados com essa condição, são levadas em consideração todas essas especificidades necessárias durante o acompanhamento do paciente. O tratamento é conduzido de forma a promover a diminuição dos fatores que possam desencadear crises falcêmicas e assim fornecer uma melhor qualidade de vida a estes pacientes.

Por Anna Letícia Xavier de Lima - Dentista CRO/RN 5213

Artigos Relacionados