Quando ser mãe de um paciente oncológico implica no distanciamento de si - 2013

A maioria das mulheres na sociedade contemporânea se desdobra para assumir distintas áreas de forma cada vez mais dinâmica e multifacetada, em decorrência de muita luta por direito de igualdade, liberdade e independência.

Contudo, existe um grupo de mulheres que, apesar de terem contribuído para esses avanços, viram-se no dever de trocarem todas essas conquistas pela primeira atividade que a elas foi atribuída: a dedicação integral aos filhos.

Nesse contexto, a confirmação que uma criança ou adolescente está diagnosticado com câncer é algo subitamente inesperado, capaz de desconstruir e desorganizar a vida interna e externa do paciente e seus familiares. São muitos medos e incertezas sobre um assunto que automaticamente associamos à morte ou falta de qualidade de vida.

Verificamos no Setor de Psicologia da Casa Durval Paiva que o impulso inicial de grande parte das mães que se depara com um filho com câncer, é abrir mão da própria vida para viver em função dos cuidados com o jovem ou a criança. Sua empatia é tão verdadeira que ela se afasta inteiramente do trabalho, dos afazeres domésticos, da vida social, do relacionamento conjugal, do autocuidado e até dos filhos que não estão doentes.

Na maioria das vezes, a mãe é a componente familiar que mais altera sua rotina, pois é quem acompanha o paciente durante todo o período de hospitalização. De fato, o papel materno no processo saúde-doença do filho, é de extrema importância. Normalmente, o ambiente hospitalar é um espaço frio, cercado de estranhos e de procedimentos dolorosos e invasivos, onde a mãe é a maior ou a única referência de acolhimento e segurança. Estudos revelam que durante a internação, a criança torna-se mais carente dos cuidados maternos para que possa satisfazer suas necessidades físicas e emocionais, assim como a presença da genitora contribui para que os objetivos do tratamento sejam alcançados, mais facilmente.

Contudo, se não for bem administrada, a dependência entre a mãe e filho pode permanecer mesmo após o tratamento, revelando grande desgaste físico e emocional para ambos. O filho passa a se sentir sufocado de cuidados excessivos ou ainda indica comportamento passivo e acomodado. A genitora, por sua vez, mostra-se fragilizada emocionalmente, não consegue mais equilibrar os outros setores da vida, tendo sobre si toda a sobrecarga emocional e o acúmulo de responsabilidades, esboçando muitas vezes, sintomas associados ao estresse, depressão, ansiedade e outros.

Neste contexto, sugerimos algumas intervenções que exigem a participação mais efetiva dos demais familiares e da equipe de saúde que acompanha o paciente no tratamento e pós-tratamento. A família é orientada a se reorganizar no que diz respeito à redistribuição de tarefas, alterando assim não apenas a rotina da genitora. Já os profissionais de saúde, podem contribuir buscando compreender o significado que a mãe atribui ao fato de ter um filho com câncer e em que contexto familiar essa enfermidade está inserida. As cuidadoras precisam também de um espaço de escuta e acolhimento psicológico, assim como de grupos terapêuticos que as acolham e as faça compartilhar um problema comum.

Por fim, a mãe precisa aceitar que o tratamento é uma fase e que se anulando ou abandonando todos os cuidados sobre si, reduzirá suas possibilidades de crescimento pessoal e do filho. Este precisa ser encorajado a seguir seu caminho com segurança e auto-estima. Após o tratamento, a mulher deve retomar suas atividades anteriores (ou conquistar novas), buscando se reorganizar nos setores em que esteve ausente, descobrindo novos sentidos para sua existência.

 

Por Sylvana Roberta Botelho Miranda

Artigos Relacionados