Recorte e Colagem de Sonhos - 2012

 

A Arteterapia é um processo terapêutico que utiliza técnicas de atividades artísticas como forma de expressão sem se preocupar com a estética, com intuito de abrir caminhos para a transformação, onde o grande valor desta prática é auxiliar o indivíduo a buscar um diálogo interno com as suas produções artísticas, transformando e atribuindo novos significados à sua vida.

A arte devolve a liberdade, por isso, os sentimentos negativos são trabalhados e liberados nas concretizações das obras através da música, teatro, dança, artes plásticas, entre outras. Essas atividades propõem ao indivíduo um processo criativo que permite refletir e elaborar a experiência vivida, tendo a partir desta experiência que resgatar em cada um a sua capacidade de integrar seus sentimentos em busca da transformação.

Na experiência com as mães de pacientes com doenças graves como o câncer e doenças hematológicas crônicas na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva a arte tem favorecido o crescimento e o amadurecimento pessoal à medida que essas mulheres são estimuladas às reflexões frente à superação da doença.

A pesquisadora Selma Ciornai (1995) afirma que “A criatividade pode ser compreendida como um caminho mental para descobrir e avaliar novas idéias e procurar uma solução satisfatória para os problemas; se não a mais adequada, a mais criativa. Por isso, ao praticar a arte possibilita-se o contato com o criativo, que nada mais é que praticar atividades criativas, que pode ter o efeito curativo por apontar alternativas para o indivíduo, pois a criatividade está ligada ao termo saúde”.

Constata-se que a arte, bem como outras artes expressivas, promove o desenvolvimento da criatividade e, consequentemente, constróium espaço mais saudável na vida do indivíduo. Este grupo de mães, inseridas no caminho da criação artística, tem a possibilidade de buscar o equilíbrio, bem como, a superação da doença de seu filho e compreender esse processo dentro do contexto da sua própria vida.

Nas oficinas terapêuticas realizadas semanalmente utilizam-se diferentes modalidades plásticas como: desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem, música, história, dramatização, dança e poesia. Essas técnicas são aplicadas conforme a necessidade singular de cada pessoa ou do grupo e acontecem sob a mediação dos profissionais de Arteterapia e Psicologia.

A cada começo de um novo ano é confeccionado de maneira coletiva, painéis com ilustrações que representam as metas que as mães desejam alcançar. A função desta técnica é desenvolver na criação das imagens a composição de formas e texturas variadas como um caminho, aonde aos poucos, as imagens vão surgindo por agrupamentos das peças, dando forma e possibilitando uma comunicação através das imagens.

Em meados do ano, novas reflexões são estimuladas na apreciação dos painéis e os questionamentos surgem “O que já conseguimos atingir”? O que nos falta? Qual foi a minha contribuição para alcançar essas metas?”.

Estimular nessas mães a uma postura reflexiva faz com que elas absorvam a necessidade de ser protagonista de sua própria história e que, apesar das dificuldades do enfrentamento de uma doença grave, os sonhos não devem ser esquecidos.

Com o auxílio dos recursos artísticos os conteúdos psíquicos têm sido estruturados de forma prazerosa e colorida e os ganhos são ampliados para toda afamília do paciente, já que essa mãe tem sua autoestima recuperada e os reflexos positivos serão observados na sua rotina.

Por Anna Karenina Gomes de Queiroz

Artigos Relacionados