DIETA E PIRÂMIDE ALIMENTAR NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO PEDIÁTRICO - 2012

A maior angústia de uma mãe após o diagnóstico de câncer no seu filho é a alimentação. E muitas questões surgem como: o que oferecer para a criança comer e que alimentos são proibidos.

O tratamento do câncer consiste em quimioterapia, radioterapia e, por vezes, cirurgia. Durante esse período, ocorrem vários efeitos colaterais decorrentes do tratamento, um deles, é a falta de apetite, que pode acontecer isoladamente ou associada a náuseas e vômitos. Alimentos que outrora eram os favoritos da criança, agora são rejeitados e, muitas vezes, observa-se uma abstinência quase total.

A alimentação é o primeiro prazer humano e é importante que desde a amamentação haja disciplina, tanto na quantidade quanto na regularidade da alimentação. O desequilíbrio alimentar pode provocar diversas consequências negativas na qualidade de vida da criança, do adolescente ou mesmo no adulto. Na infância, a ausência de uma alimentação correta pode ocasionar desnutrição e deficiências nutricionais graves como, por exemplo, a anemia. Na criança com câncer, esses problemas tornam-se mais evidentes, uma vez que a falta de apetite é involuntária.

Para driblar este quadro o atendimento nutricional da Casa Durval Paiva tem como objetivo principal reabilitar o estado nutricional de crianças e adolescentes com câncer. Uma boa alimentação favorece a recuperação do estado nutricional, melhor tolerância ao tratamento e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

O primeiro passo é orientar a família da criança quanto ás restrições alimentares e aos benefícios de uma alimentação saudável. Quando se percebe a falta de apetite, imediatamente introduz-se a terapia nutricional oral, que compreende o início da suplementação alimentar. Muitas vezes a criança ou adolescente não percebe a importância de se alimentar bem. Por isso, utilizamos alguns instrumentos de educação nutricional para despertar o interesse pelo alimento e para uma alimentação saudável.

Um dos principais instrumentos utilizados nesse processo é o Projeto de educação nutricional denominado Educando para Nutrir, que consiste em encontros mensais com a colaboração do setor de pedagogia. Nos encontros, há explanação de temas sobre alimentação, utilizando-se um instrumento gráfico chamado Pirâmide Alimentar. Nela, encontra-se um guia alimentar contendo todos os grupos alimentares distribuídos de acordo com a quantidade ideal de consumo diário. Através da pirâmide, as crianças e adolescentes entendem qual a melhor maneira de se alimentar. Além disso, são desenvolvidas atividades de montagem, pintura e elaboração. O resultado é a participação de todos com perguntas, relatos de casos, sugestões para os próximos encontros e o mais gratificante é fazer das crianças agentes multiplicadores, principalmente na sua própria família.

Por Daisy Santos

Artigos Relacionados