Prevenção Odontológica em Oncologia Pediátrica - 2012

 

A prevenção odontológica nos pacientes pediátricos com câncer é de grande importância devido aos efeitos colaterais da terapêutica oncológica. As modalidades atuais de tratamento mais usadas em crianças com câncer são: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e transplante de medula óssea, principalmente, nas crianças portadoras de leucemia. 
 
A quimioterapia faz uso de drogas que destroem as células de divisão celular rápida, como por exemplo: as células do couro cabeludo e da boca, além disso, não é seletiva, ela age tanto nas células sadias como nas neoplásicas e, com isso, o paciente fica imunossuprimido, ou seja, com as defesas imunológicas baixas e susceptíveis a infecções. Essas infecções podem ser virais, fúngicas e bacterianas. 
 
Segundo estudos, devido a alta atividade mitótica (divisão celular), a ocorrência de complicações bucais em  crianças é três vezes maior que em adultos, atingindo 40% de todos os pacientes que se submetem a quimioterapia. Em crianças abaixo de 12 anos esse índice chega a 90%. As principais manifestações orais advindas da quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço em pacientes com câncer são: mucosite (inflamação da mucosa oral), xerostomia (boca seca), sangramento gengival, alteração do paladar, cárie de radiação, candidíase, além de herpes labial.
 
A mucosite é a manifestação oral mais comum em crianças com câncer, atinge não só a boca como também todo o trato gastrointestinal até o reto, causando muita dor, febre, dificuldade para falar, comer, deglutir, deixando esse paciente mais tempo internado, atrasando seu protocolo de quimioterapia e podendo levá-lo a óbito.
 
É de suma importância a relação entre o dentista e os oncologistas para que medidas preventivas e curativas sejam instituídas logo após o diagnóstico da doença. Diante disso, o serviço odontológico da Casa Durval Paiva oferece aos seus pacientes um trabalho diário de prevenção, realizado tanto na instituição, como no hospital de referência. 
 
No hospital, os pacientes são atendidos diariamente, no leito, sendo realizado o exame clínico com orientação sobre a escovação e a dieta não cariogênica; aplicação de flúor e da laserprofilaxia, para prevenção da mucosite.
 
Posteriormente, esse paciente poderá ser encaminhado ao consultório odontológico da Casa, caso necessite de tratamento curativo. Na brinquedoteca e na informática da instituição acontece, periodicamente, o Projeto Educação e Sorriso, que, através de atividades lúdicas, e de sites educativos odontológicos, orienta quanto a importância da higiene oral e da freqüência ao dentista, além de aproximar o paciente do profissional. Após o lanche os pacientes têm como rotina escovar os dentes. 
 
Diante do exposto constatamos que as instruções de higiene oral são importantíssimas para as crianças manterem-se em condições de saúde. As equipes de tratamento do câncer precisam ter o dentista especializado em oncologia para prevenir, tratar e minimizar essas alterações bucais decorrentes do tratamento oncológico, visando a melhora no tratamento e qualidade de vida destes pacientes.
Por Simone Norat Campos - Dentista da Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados