Alimentos que Contribuem para a Prevenção da Anemia Ferropriva - 2011

A anemia ferropriva é o tipo de anemia mais comum e é causada pela deficiência de ferro que é um dos principais constituintes do sangue. A deficiência de ferro pode acontecer devido a uma dieta pobre em ferro, má absorção por causa de algum distúrbio digestivo ou devido à hemorragias decorrentes de alguns tipos de traumas ou mesmo verminoses tão comum na idade escolar. Outro fator que pode desencadear a anemia é o tratamento quimioterápico.

 
Durante o tratamento de quimioterapia algumas células do corpo são afetadas como as do sistema de defesa, as células da mucosa e as células do sangue, pois muitas delas são destruídas pela medicação que é altamente agressiva. Por isso, muitos pacientes com câncer apresentam anemia durante alguma fase do tratamento. Os sintomas da anemia são: palidez, fraqueza, falta de apetite e fadiga, podendo ser diagnosticada através de exame de sangue.
 
Muitos destes sintomas são relatados por mães ou algum familiar da criança ou adolescente ou mesmo no atendimento nutricional realizado pelo setor de nutrição da Casa Durval Paiva, pois durante este atendimento são analisados alguns parâmetros, como por exemplo, o exame de sangue. A partir de momento que é detectada a anemia, realiza-se a orientação nutricional adequada. A intervenção nutricional na anemia é realizada através da indicação de alimentos ricos em ferro ou suplementação.
 
A anemia ferropriva é um problema de saúde pública e permanece como principal problema carencial a ser enfrentado nos países em desenvolvimento, e o Plano Nacional de Alimentação e Nutrição já disponibiliza para a população de risco a suplementação de ferro de maneira gratuita. A população de risco é constituída por crianças em fase pré escolar e escolar, grávidas e nutrizes. Como forma de reduzir os índices de anemia ferropriva o governo também determinou que algumas indústrias de alimentos enriquecessem seus produtos, dentre os principais estão os leites e as farinhas.
 
O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O de origem animal é mais bem aproveitado pelo organismo sendo encontrado nas carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, os chamados miúdos, como rim e coração; carnes de aves e peixe.
 
Entre os alimentos de origem vegetal destaca-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros, como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas, como feijão, fava, grão de bico, ervilha e lentilha; grãos integrais enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. Para melhorar a absorção de ferro indica-se durante a refeição a ingestão de alimentos ricos em vitamina C. Por outro lado, também existem alimentos que dificultam a absorção de ferro, devendo, portanto, serem evitados durante o tratamento da anemia, principalmente no horário das principais refeições. São eles o café, chás, mate, leite e derivados e cereais integrais.
 
Nesta perspectiva, deve-se observar a presença dos sinais e sintomas da anemia citados e no momento do diagnóstico do câncer preparar o paciente para o enfretamento dos efeitos colaterais do tratamento, entre eles a anemia e tentar preveni-los, para que desta forma, o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
Por Daisy Santos - Nutricionista

Artigos Relacionados