CONSEQÜÊNCIAS DA DESNUTRIÇÃO NO PACIENTE ONCOLÓGICO INFANTO JUVENIL - 2011

 

 

Uma das angústias dos pais ao receber o diagnóstico de câncer do seu filho diz respeito à alimentação adequada para esse momento. A boa alimentação é um fator primordial para garantir o sucesso do tratamento do câncer, porém muitas vezes a falta de apetite acaba gerando conseqüências desagradáveis, tais como a desnutrição.

            A desnutrição é definida como um estado de deficiência de um ou mais nutrientes essenciais, sendo comumente encontrada em pacientes com câncer. Ela é causada por vários fatores, e incluem a localização do câncer, a redução do consumo alimentar e efeitos colaterais do tratamento. Seus sintomas são: emagrecimento, perda de massa muscular, desânimo, queda de cabelo, anemia, baixa da imunidade, entre outros sinais clínicos.

Os pacientes atendidos pelo setor de nutrição da Casa Durval Paiva são avaliados através da história alimentar, avaliação de sinais clínicos da desnutrição, peso e altura. Uma vez detectada a desnutrição, é realizada a orientação nutricional adequada e fornecida a suplementação especializada, que tem como objetivo aumentar as calorias, vitaminas, e minerais ingeridos diariamente, favorecendo o ganho de peso e proporcionando, assim, melhor qualidade de vida aos assistidos.

 Quando não tratada, a desnutrição ocasiona várias conseqüências, como a piora na qualidade de vida, redução da resposta ao tratamento, redução da função muscular, aumento do risco de complicações e aumento do tempo de internação, podendo atrasar o tempo de tratamento do paciente.

No câncer infanto juvenil, a desnutrição é bastante comum e gera nos pais uma preocupação a mais, entre tantas outras que os afligem durante o tratamento. De acordo com os últimos dados nutricionais da Casa, o déficit nutricional é encontrado principalmente nos pacientes com Tumores Ósseos e tumores de Sistema Nervoso, podendo ser encontrada também nos casos de Leucemia e Linfoma.

O mais importante a ser ressaltado é que a desnutrição pode ser facilmente revertida quando diagnosticada cedo e, sendo o paciente acompanhado por uma equipe multiprofissional, principalmente, por um atendimento nutricional contínuo, que vai proporcionar ao paciente a orientação adequada para uma alimentação mais saudável e que o faça recuperar seu estado nutricional mais rapidamente.

Por Daisy Santos

Artigos Relacionados