Casa dos Ofícios

            Pensando em melhor atender o seu público, mais especificamente aos acompanhantes, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva criou a Casa dos Ofícios. Espaço destinado à capacitação dos acompanhantes dos pacientes oncológicos e hematológicos crônicos da instituição. A Casa dos Ofícios foi estruturada a fim de oferecer cursos nas áreas de Artes e Beleza.

            A área de artes oferece dois tipos de capacitação: artesanato e costura criativa. Na parte artesanal, os acompanhantes são habilitados a desenvolver produtos que usam da sustentabilidade, através da reciclagem de materiais, reutilizando materiais como: vidros, caixas de leite e garrafas pet, também no desenvolvimento de produtos como: pesos de porta, bolsas pet e garrafas decorativas. Outra atividade que usa a mesma vertente da reciclagem é o projeto Moda, Vida e Arte, o qual ocorre em parceria com os Correios, onde os acompanhantes utilizam o fardamento dos carteiros como matéria prima, dessa forma, o material que antes teria como destino o lixo é reciclado, dando origem a produtos como: bolsas, encostos de cabeças, lixeiras de carro, porta papel-higiênico, nécessaire, dentre outros.

            A costura criativa é a vertente de qualificação a qual desenvolve produtos que usam como base a costura, como seu próprio nome sugere. Para o exercício dessa atividade contamos com o financiador Instituto Nordeste e Cidadania (INEC) na execução do Projeto Fazendo Arte. Nesse projeto, os acompanhantes são capacitados sobre o manuseio de máquinas de costura, aprendendo as técnicas e desenvolvendo os mais variados produtos, como por exemplo: capa para gelágua, capa de sousplat, guardanapos e toalha de mesa.

            Na área de beleza, o espaço foi estruturado através do Projeto Florescer, o qual foi financiado pelo Banco do Brasil. Nestes espaços, os acompanhantes têm a oportunidade de se capacitarem para serviços como: design de sobrancelhas, cabeleireiro, manicure e depilação. Recentemente, 12 mães foram capacitadas através desse projeto e já possuem seus certificados no curso de design de sobrancelhas.

            Dessa forma, a Casa Durval Paiva proporciona ao seu público um atendimento e uma preocupação que vai além do paciente, assistindo também a sua família. Percebemos que iniciativas como estas, geram empoderamento dos participantes em torno de ações voltadas à promoção da qualidade de vida, do trabalho e da geração de renda.

Por Patrícia Oliveira Araújo - Arte Educadora

Artigos Relacionados