Uso de protetor gástrico em crianças com câncer

 

 

Isabelle Resende

Farmacêutica - Casa Durval Paiva

CRF 2541

 

Durante o tratamento de quimioterapia, as crianças passam a usar muitos medicamentos durante bastante tempo. Isso pode acarretar um desconforto no estômago, uma alteração gástrica, pela combinação de medicamentos que serão usados durante o tratamento. Os médicos costumam prescrever protetores gástricos no intuito de reduzir esse desconforto.

Esse tipo de medicamento é específico e precisa ser tomado antes das refeições, exclusivamente pela manhã. Na Casa Durval Paiva, a presença do farmacêutico se faz necessária durante todo o período de tratamento do paciente, para que este tenha a assistência plena com a dispensação das medicações prescritas e também as devidas orientações de acordo com a necessidade de cada caso. Os protetores gástricos mais prescritos são aqueles em forma de cápsulas.

Existem pacientes que têm dificuldade de engolir essas cápsulas então, muitas vezes, a prescrição já vem com a orientação médica de abertura do medicamento e diluição dos grânulos em água. Pelo fato da forma farmacêutica ter sido modificada, levará um tempo a mais para o protetor gástrico fazer efeito.

O farmacêutico orienta quanto a importância do horário a ser cumprido da medicação e a forma certa de tomar como já citado. Para que o protetor gástrico faça efeito, se faz necessário a ingestão do medicamento em jejum. Sempre que o medicamento for esquecido, deverá ser tomado assim que lembrado e nunca duas vezes, pois isso pode acarretar uma superdosagem. Quando a orientação do medicamento for a diluição é necessário que o medicamento após diluído seja ingerido imediatamente, para evitar oxidação ou contaminação do mesmo. 

Por Isabelle Resende

Artigos Relacionados