Tratamento utilizado em crianças diagnosticadas com leucemia

 

 

Isabelle Resende

Farmacêutica - Casa Durval Paiva

CRF2541

 

Os procedimentos mais utilizados para tratar todos os tipos de câncer são a quimioterapia e radioterapia. Em crianças, esses tipos de tratamento continuam sendo mais eficazes, pelo fato das crianças apresentarem uma maior sensibilidade à medicação aplicada e a imaturidade das células contribuem para uma resposta mais rápida e eficaz.

Lidamos a cada dia com mais relatos de casos de crianças diagnosticadas com câncer. Uma doença agressiva que acelera o crescimento das células e que pode levar à morte. Apesar de conhecermos muitos casos de cura, o que já é possível com o avanço da medicina, alguns tipos de câncer são ainda mais agressivos e não respondem de forma positiva a muitos tratamentos.

Quando a criança é diagnosticada com câncer o tratamento tem que ser iniciado rápido, pois maiores serão as possibilidades de cura, onde os medicamentos serão cada vez mais potentes e os resultados eficazes. O câncer é uma doença grave. Se não tratado no início, pode se agravar, pois as células malignas se multiplicam rapidamente.

A leucemia é o câncer que mais acomete crianças na infância, ele atinge a medula óssea. A produção das células sanguíneas começa a diminuir. Os sintomas mais comuns em crianças com leucemia são: febre, palidez, fadiga, manchas roxas, dores nas articulações, dentre outros. O diagnóstico é realizado através de um exame de mielograma.

O tratamento da leucemia infantil é realizado através da quimioterapia ou radioterapia. A quimioterapia pode ser utilizada por diferentes vias de administração, dependendo do estágio em que se encontra a doença.

A quimioterapia antineoplásica é a mais conhecida, pois combate as células malignas. As crianças são submetidas a várias sessões de quimioterapia, dependendo do estágio do câncer e a cada sessão utiliza-se a monoquimioterapia com apenas um medicamento ou pode ser usada a poliquimioterapia, quando vários medicamentos são combinados. O medicamento varia para cada tipo de câncer.

Existe alguns tipos de quimioterapia: curativa, adjuvante, neodjuvante e paliativa. A curativa tem a finalidade de curar o câncer apenas em um único tratamento. A adjuvante atua eliminando as células cancerígenas que porventura persistam após o tratamento cirúrgico, a neoadjuvante proporciona a diminuição do tumor antes da cirurgia e radioterapia e a paliativa quando o paciente está fora de possibilidade terapêutica. Essa quimioterapia melhora a qualidade de vida.

O tratamento quimioterápico apresenta elevados índices de cura. O transplante de medula óssea e a radioterapia também podem ser usados para tratar a leucemia.

A Casa Durval Paiva é composta por uma equipe multidisciplinar. Onde, independente de qual tratamento a criança seja submetida, radioterapia ou quimioterapia, a equipe é capacitada para acolher e receber a família, pois em cada etapa do tratamento será necessário a compreensão e aceitação visando uma melhor qualidade de vida do paciente e a busca da cura.

Nesse contexto, a atuação do farmacêutico é de orientar o acompanhante e o paciente para que haja adesão ao tratamento fora do ambiente hospitalar, além de dispensar toda a medicação adjuvante ao tratamento fornecida pela Casa e dar as orientações referentes as mesmas. Buscando facilitar essa adesão e compreensão, utilizamos tabelas com desenhos e métodos lúdicos, para que a tomada das medicações seja feita de forma correta, de acordo com a prescrição médica, aumentando assim as chances de cura do paciente.

Por Isabelle Resende

Artigos Relacionados