Prevenção de erros de medicação na oncologia pediátrica

A administração incorreta de alguns medicamentos oncológicos pode trazer problemas graves aos pacientes como toxicidade elevada, dentre outros, podendo levar esse paciente a óbito. Durante o tratamento oncológico em crianças, os erros de medicação são constantes e o farmacêutico tem um papel fundamental nesse processo de conferir essas prescrições. O não cumprimento da prescrição médica pode ser fatal, visto que esses medicamentos apresentam a margem terapêutica muito próxima da margem tóxica. O farmacêutico vai atuar analisando e avaliando as prescrições, tendo como principal papel prevenir os erros da medicação, fazendo com que a farmacoterapia seja cumprida.

A maneira mais fácil de diminuir os erros de medicamentos deve ser a interação entre a equipe multidisciplinar, em que o farmacêutico, junto com os demais profissionais, alerta e garante a segurança da administração do medicamento. Tornando a assistência qualificada.

A prescrição médica deverá ser seguida corretamente e acompanhada pelo farmacêutico, pois o não seguimento poderá trazer danos graves à saúde do paciente devido a grande toxicidade desses medicamentos. Existem várias maneiras de ocorrer os erros de medicação: Por exemplo, quando o paciente toma de forma errada e não tem adesão ao tratamento, dentre outras formas. O farmacêutico atua e acompanha o processo, pois é mais fácil rastrear caso haja algum erro nas prescrições. É importante que tanto o paciente, quanto o acompanhante, estejam orientados, a fim de detectar erros antes da administração do paciente.

Durante o tratamento de quimioterapia, são utilizados medicamentos antineoplásicos, Os erros podem ocorrer em qualquer etapa, sendo que os mais frequentes acontecem por causa de erros de prescrição, tomar o medicamento em horário errado, sem ser prescrito, em maior ou menor quantidade, com preparação errada, confusão na hora de tomar (se é comprimido ou ,líquido). Se o medicamento precisar de refrigeração, é necessário que permaneça conservado pois caso contrário, as propriedades físico-químicas do medicamento serão alteradas. Isso pode impactar de forma negativa na evolução da terapêutica do paciente.

Na Casa Durval Paiva existe a equipe multidisciplinar que atua juntamente com o profissional farmacêutico promovendo uma qualificada assistência para uma melhor qualidade de vida dos pacientes oncológicos.

Isabelle Resende

Farmacêutica - Casa Durval Paiva

CRF 2541

 

Por Isabelle Resende

Artigos Relacionados