Mitos e verdades sobre os cuidados com os dentes de leite

A dentição infantil ainda causa uma série de dúvidas, principalmente, nas mães de primeiro filho, as chamadas mães de primeira viagem. A família fica feliz com o nascimento dos primeiros dentinhos, já para os bebês não é um momento muito confortável, pois lidam com o dor, desconforto e irritabilidade. Em torno desse assunto existem muitos mitos. E nesse artigo pretendemos esclarecer algumas crenças envolvendo os dentes de leite.

O nascimento dos dentes não acontece de forma conjunta, geralmente aparecem em torno dos seis primeiros meses até completarem um aninho de vida. A gengiva fica inchada e vermelha, o bebê passa a babar mais do que o normal, gerando um desconforto no mesmo.  A dentição decídua é composta por 20 dentes e demora um pouquinho a se completar, geralmente aos três anos de idade. Muitos levam objetos a boca para coçar a região, recomendamos os mordedores para alivio e que coloque na geladeira para anestesiar um pouco o desconforto. Outra tática importante é que os pais massageiem a área afetada com gaze embebida em soro gelado, fazendo uma leve pressão proporcionando com isso um conforto imediato.

Outro mito é que o bebê tem febre quando os dentes começam a nascer, essa febre não é comum e tem sempre que ser investigada a possibilidade de ser uma infecção e, para isso, a crianças precisa ser levada ao pediatra.

É verdade que o bebê já pode nascer com dente, são os chamados dentes natais. Não há uma causa específica, mas é provável que tenha origem genética. Não se deve extrair esse dente, a conduta é levar ao odontopediatra.

Outro mito é que dente de leite não tem canal. Apesar de não terem raízes firmes, os dentes de leite estão fixos na arcada dentária por um conjunto de canais que promovem a irrigação. E quando as cáries são profundas e atingem a polpa é preciso realizar o tratamento de canal.

É normal associarmos o aparecimento de cárie a dor, mas nem toda cárie gera dor. Recomenda-se levar a criança ao dentista para fazer o tratamento ainda no início. O ideal é levar o bebê assim que nasça o primeiro dentinho, para que já iniciem a prevenção e façam sua primeira aplicação de flúor no dentista.

Outro mito é que os dentes de leite não precisam de escovação pelo simples fato de serem trocados anos mais tarde. A higiene deve ser realizada desde que apareça o primeiro dentinho com pasta, escova e fio dental infantis, se esse hábito não for incentivado desde cedo será bem difícil mais tarde. Sem falar que as crianças podem ter cárie, gengivite e outros problemas dentais.

Os dentes de leite podem ter cárie, são as chamadas cárie de mamadeira. Algumas crenças apontavam que as cáries só atingiam os dentes permanentes, mas estas podem chegar com os primeiros dentes e afetar o futuro dente que nascerá, se não for tratada corretamente.

Se uma criança quebrar um dente ao cair deve-se procurar o dentista para uma possível reconstrução e, se for avulsionado (desprendido da gengiva), principalmente o definitivo, deve-se recolher o dente e procurar imediatamente um serviço de urgência para um possível reimplante.

Na Casa Durval Paiva o serviço odontológico atende tanto os pacientes (crianças e adolescentes) como também seus acompanhantes. Como a maioria é oriunda do interior e não tem acesso ao dentista, chegam cheios de crenças errôneas sobre a dentição de seus filhos. O serviço odontológico em parceria com a pedagogia realiza, mensalmente, o Projeto Educação e Sorriso, que através de atividades lúdicas trabalha a importância de ter os dentes saudáveis durante todo o tratamento e por toda a vida, além de desmistificar a figura de vilão do dentista.

 

Simone Norat Campos

Dentista - Casa Durval Paiva

CRO/RN 1784

 

Por Simone Norat Campos

Artigos Relacionados