Tratamento ortodôntico em paciente em tratamento oncológico

Pesquisas constatam que 50% de crianças que receberam tratamentos oncoterápicos como quimioterapia ou radioterapia, apresentaram sequelas tanto no desenvolvimento dentário, quanto no crescimento crânio facial. Esse fato é de grande importância para que o ortodontista faça um planejamento minucioso para esses pacientes. As sequelas referente à quimioterapia e radioterapia serão mais pronunciadas quando o tratamento ocorre na época do pico de crescimento ósseo (antes dos 4 anos e durante a puberdade).

Se a criança foi diagnosticada com o câncer enquanto já ocorria o tratamento ortodôntico, a melhor conduta é que o aparelho fixo seja removido durante o tratamento oncológico e seja recolocado após o término da oncoterapia, tendo o paciente pelo menos dois anos livre da doença. Isso tudo em comum acordo com o médico oncologista.  A remoção do aparelho é indicada devido as mucosas orais estarem sensíveis nesse período. Durante o tratamento radioterápico de tumores de cabeça e pescoço, por exemplo, é comum os pacientes apresentarem quadro de mucosite (inflamação das mucosas orais devido à radiação), que associada aos aparelhos ortodônticos causa mais inflamação e irritação local, já que aparelhos retém muito alimento e placa bacteriana dificultando a higienização.

O tratamento ortodôntico não é totalmente contraindicado, porém, é necessário avaliar o tempo de tratamento e a extensão da anomalia. É um procedimento eletivo para todos os pacientes e, certamente, também para aqueles com doenças crônicas, como: cardiovasculares; sanguíneas; hemorrágicas e leucemia. No entanto, ao se tratar esses casos, os ortodontistas necessitam de alguns cuidados básicos e, principalmente, conhecimento dos riscos que esse procedimento pode acarretar.

Por medida de precaução, os pacientes assistidos na Casa Durval Paiva são orientados a fazer remoção do aparelho para o tratamento oncológico. Seja ele de quimioterapia ou radioterapia de cabeça e pescoço. O aparelho ortodôntico é removido e os pacientes instruídos a retomarem o tratamento após o tratamento oncológico, de acordo com a autorização do médico oncologista.

Eloisa Alexsandra Lopes  

Dentista - Casa Durval Paiva  

CRO/RN 3663 

Por Eloisa Alexsandra Lopes 

Artigos Relacionados