A arte de ressignificar vidas

Artesanato é um seguimento artístico onde uma pessoa desenvolve um trabalho feito à mão. O estilo que cada artesã concede a seus trabalhos faz com que seus objetos sejam originais e únicos, como uma marca pessoal. É a mesma coisa quando falamos em estilo. Cada pessoa tem seu estilo, pois coloca em seu modo de vestir as suas escolhas pessoais, o que gosta e descarta. Essa seleção faz com que a pessoa crie um estilo próprio, da mesma forma ocorre com o artesanato, onde a artesã escolhe um estilo de trabalho para desenvolver. Claro que esse trabalho também será influenciado por outros fatores, como o ambiente onde ela está situada e a cultura em que vive.

            As técnicas e as escolhas dos materiais empregados nos trabalhos artesanais é que ditará o estilo do produto final. Por exemplo, se essa artesã tiver mais afinidade com as técnicas que utilizam a tinta em seu trabalho, certamente irá produzir um objeto que fará uso da pintura e de suas técnicas. Se gostar de trabalhar com tecido, irá produzir algo que utilize a costura e suas técnicas, e assim por diante. A matéria prima é que ditará as transformações necessárias que a técnica irá realizar para que o produto final possa aparecer.

Levando-se em conta o ponto de vista social, o artesanato proporciona a artesã e a sua família uma melhora de vida, pois possibilita a eles uma fonte de renda alternativa. É nessa perspectiva que a Casa Durval Paiva mantém o trabalho da sala de artes na instituição, onde mães e acompanhantes desenvolvem trabalhos artesanais. Essas atividades são empreendidas com a finalidade de proporcionar a essas mulheres a possibilidade de serem reinseridas no mercado de trabalho, agora de forma autônoma, visto que a família teve uma quebra em sua rotina e estrutura familiar, devido ao tratamento do filho (a), em que essas mães/acompanhantes precisaram abdicar de suas vidas e viverem em função do tratamento da criança/adolescente.

Outro fator importante na produção artesanal é o auxilio no desenvolvimento da autoconfiança, como também no estado emocional, pois desencadeia o relaxamento, que ajuda as mães/acompanhantes a não focarem no tratamento. O que nos leva a constatar que o artesanato contribui em três aspectos: artístico, social e terapêutico.

Assim, o trabalho artesanal entra na vida das famílias com o sentido de ressignificação do lar, levando muitas vezes a um novo núcleo familiar. Pois se antes essas mães/acompanhantes estavam se sentindo desamparadas por terem perdido sua atividade profissional, agora passam a se empenhar ainda mais para uma nova aprendizagem, tornando a arte um fator de prestígio. Exemplo disso pode ser constatado no relato da aluna L.R. quando afirma que a sala de artes trouxe vida nova e alegria ao seu coração.

Por Patrícia Oliveira Araújo

Arte Educadora - Casa Durval Paiva


 

 

Por Patrícia Oliveira Araújo

Artigos Relacionados