Odontologia preventiva na oncologia pediátrica

 

Existem muitos mitos em torno do tema saúde bucal, porém o assunto é mais preocupante quando se trata de como cuidar dos dentes das crianças. E quando são pacientes onco pediátricos a preocupação é ainda maior, pois um erro ou descuido, nessa fase, pode significar problemas graves em crianças que fazem tratamento oncológico.

As bactérias estão presentes naturalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As cáries são na verdade o processo de desmineralização do dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na boca, esse acúmulo se une a uma série de bactérias que já estão na boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes formando orifícios e lesões estruturais. As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que evoluam muito e afetem a polpa ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, um abcesso dentário pode se desenvolver, assim como, destruição das estruturas internas do dente (polpa) e termina causando a sua perda.

A deterioração dos dentes ocorre mais frequente em pré-molares e molares, que ficam localizados na parte posterior, por serem mais difíceis de higienizar e manter limpos do que os dentes da frente, cuja escovação é mais fácil. Alimentos mais fáceis de ficarem presos aos dentes por um longo tempo, como doces, açúcar, refrigerante, bolos e biscoitos, são mais propensos a causar cárie do que alimentos que são facilmente dissolvidos pela saliva.

No setor de Odontologia da Casa Durval Paiva, orientamos as crianças quanto à dieta, prevenção e técnicas de escovação, pois a ausência de cuidados pode levar à formação de placas e ao início do processo de deterioração do dente. Esses são pacientes que não podem ter focos de infecção na cavidade oral, assim, como a cárie é uma doença infecto contagiosa, antes de iniciar o tratamento oncológico devemos removê-las.

A higiene oral é a principal forma de prevenção de cáries. Ela consiste em escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e utilizar fio dental diariamente, além de sempre visitar o dentista a cada seis meses.

 

Eloisa Alexsandra Lopes  

Dentista - Casa Durval Paiva  

CRO/RN 3663 

Por Eloisa Alexsandra Lopes 

Artigos Relacionados