A rede socioassistencial como proteção social

O trabalho em rede sócioassistencial é fundamental para tornar possível a relação entre as pessoas beneficiadas e a comunidade em geral, podendo favorecer não apenas o desenvolvimento das pessoas, mas também o da comunidade, agindo como suporte social, permitindo que governo e sociedade civil potencializem suas ações, no intuito de garantir direitos constitucionalmente estabelecidos, tendo como resultado o processo de agregação de várias organizações com interesse comum.

O suporte social inclui políticas e redes de apoio social, que atuam como agente de integração na sociedade, buscando minimizar riscos de exclusão social, ofertando e operando benefícios, serviços, programas e projetos com articulação entre todas estas unidades de provisão de proteção social.

Os serviços sócioassistenciais são ações voltadas para o atendimento às necessidades básicas da população, que se encontra em vulnerabilidade social - entendida como a condição de risco em que uma pessoa se encontra. De acordo com a demanda analisada, a família pode ser encaminhada para os Serviços de Proteção Social Básica (prevenção) ou de Proteção Social Especial, que varia entre média e alta complexidade. Quando o direito já está violado, é necessário destacar a importância da articulação em rede, que remete a vários significados, como: amarração, união. Uma conexão entre serviços e órgãos, que busca proteger famílias que estão em situação vulnerável e vivenciam ou já passaram por situações de violência para assegurar-lhes o direito de serem protegidas.

É importante destacar que o profissional de serviço social é responsável por analisar as demandas apresentadas e/ou camufladas pelos usuários que necessitam ser encaminhados para a rede socioassistencial, sendo crucial buscar conhecimento sobre todos os serviços envolvidos, além dos horários de funcionamento, público atendido, objetivos, equipe profissional e atividades desenvolvidas em cada instituição, para poder fazer o encaminhamento correto e assim a situação problema seja solucionada, através da rede de apoio social.

No contexto do tratamento do câncer e doenças hematológicas crônicas, as famílias dos pacientes cadastrados na Casa Durval Paiva tem acesso ao suporte da equipe multidisciplinar, que analisa as demandas das famílias e dos pacientes em suas especificidades, para direcionar a necessidade de cada uma à rede de proteção social. Evidenciamos que os problemas sociais nem sempre são explanados pelas famílias, precisando assim que o serviço social tenha um cunho investigativo com o foco no bem estar do grupo familiar e no processo de cura do paciente.

Larissa Gregório Rocha

Assistente Social – Casa Durval Paiva

CRESS/RN 4793

 
Por Larissa Gregório Rocha

Artigos Relacionados