Promoção de saúde bucal em oncologia infantil

 

    O tratamento oncológico requer ótimas condições de saúde bucal, porém, nem todos os pacientes com câncer têm acesso ao tratamento odontológico. Condições precárias de saúde bucal podem impedir a terapia adequada para o tratamento, como também ocasionar a interrupção deste. Daí a importância de um dentista na equipe multidisciplinar ou interdisciplinar da terapêutica do câncer para planejar todo o tratamento odontológico dos pacientes.

A quimioterapia induz efeitos colaterais na cavidade bucal em 40% dos pacientes, aumentando para 90% em crianças com idade inferior a 12 anos. O atendimento odontológico de pacientes com câncer tem o objetivo de prevenir e tratar efeitos colaterais advindos da quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço, de forma a contribuir para a saúde geral e mental do indivíduo.

Os tratamentos oncológicos interferem bastante na qualidade de vida dos pacientes por serem muito agressivos e desgastantes, dessa forma, devemos trabalhar de maneira integrada com outras aéreas da saúde além da medicina, nutrição, psicologia, entre outras. Quando se fecha um diagnóstico oncológico, cuidados adicionais em relação à saúde bucal devem ser instituídos, porém, nem sempre isso é possível, pela dificuldade de acesso a um tratamento odontológico por parte da família ou por ignorância da importância da saúde bucal para a manutenção da saúde geral.

Os pacientes oncológicos devem receber acompanhamento odontológico, uma vez que os tratamentos quimioterápico e radioterápico causam vários efeitos colaterais na cavidade oral, mesmo que o tumor não seja de cabeça e pescoço. Tais efeitos são: mucosite (inflamação da mucosa), osteorradionecrose (complicação da radioterapia), cárie de radiação e diminuição do fluxo salivar, presentes ou não em maior ou menor quantidade de acordo com o organismo do paciente.

O ideal é que todo o tratamento odontológico seja realizado previamente à quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço, com o objetivo de eliminar todos os focos infecciosos que possam vir a causar complicações de acordo com o tratamento a ser realizado. Pacientes de alto risco à cárie devem ser submetidos a extrações dentárias, sendo feitas com no mínimo duas semanas de antecedência do início do tratamento, a fim de evitar a ocorrência de osteorradionecrose (necrose óssea).

Durante e após o tratamento oncológico, devemos tomar algumas precauções com relação ao tratamento odontológico, uma vez que a quimioterapia diminui a capacidade imunológica do paciente, dificultando a cicatrização, ocorrendo sangramentos abundantes e deixando os pacientes mais susceptíveis a inflamações e infecções. Deve-se solicitar 24 horas antes de qualquer intervenção, hemograma, coagulograma e taxa glicêmica.

O tratamento do câncer infantil é muito doloroso, merece total atenção por parte dos profissionais e família, pois tais pacientes ficam muito sensíveis ao tratamento, à situação em que se encontram e ao processo da terapêutica. Diante disso, o tratamento odontológico para às crianças da Casa Durval Paiva é realizado de uma forma especial, trabalhando em ambientes calmos, antes e durante os procedimentos, respeitando as necessidades básicas, utilizando métodos de dessensibilizações e fazendo com que a criança possa compreender toda a situação ocorrida no consultório odontológico.

A presença de uma equipe odontológica no local aonde as crianças são albergadas, durante e após seu tratamento contra o câncer, pode contribuir para o prognóstico da doença, melhoria da saúde bucal da criança, auxiliando também na qualidade de vida e auto-estima dos pacientes.

  Simone Norat Campos

Dentista - Casa Durval Paiva

CRO/RN 1784

Por Simone Norat Campos

Artigos Relacionados