Qualificação e geração de renda familiar

Na atual conjuntura que o Brasil se encontra, onde muitas famílias estão passando por necessidades e procuram os mais variados meios para obter renda, é difícil imaginar como se pode obter recursos a partir de trabalhos manuais, não só pela crise em que estamos passando no país, mas também por sabermos que isso é um fator cultural. Você deve estar se perguntando e como fazer para conseguir renda através de trabalhos manuais?

Na Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer isso é possível através da sala de artes da instituição. A sala foi criada com o intuito de desenvolver atividade arte terapêutica para as mães e acompanhantes dos pacientes oncológicos e hematológicos, tendo em vista que essas mães e acompanhantes deixam seus trabalhos para viver uma nova rotina familiar, acompanhado seus filhos no tratamento de saúde. Esse trabalho é realizado através de cursos de qualificação e geração de renda nas mais diversas profissões, como no caso dos cursos de artesanato, culinária e ainda beleza e estética.

A qualificação do artesanato acontece através da intervenção da arte educadora que capacita as mães a desenvolverem trabalhos artesanais com as mais variadas técnicas, possibilitando assim, uma rotatividade no aprendizado, o que possibilita também o desenvolvimento da criatividade. Os cursos de estética, beleza e culinária acontecem em outro ambiente com estrutura de salão e cozinha, para que possam aprender e desenvolver o conhecimento passado. No salão já foram realizados cursos como: designer de sobrancelhas, depilação, corte e escova. Na área de culinária, foram ministradas capacitações como, por exemplo, tortas, doces e salgados. Todas ministradas por profissionais da área.

A partir desses cursos, inicialmente, é possível fazer com que essas mães e acompanhantes consigam incrementar a sua renda familiar. Todos os trabalhos artesanais são etiquetados com o nome da mãe e do paciente, identificando quem fez a produção desse material. Quando esse produto é finalizado vai para o bazar da Casa, como também para feiras artesanais. Depois de ser vendido, metade do valor volta para a Casa, visando a compra de novos materiais, tornando o projeto autossustentável e a outra metade vai para as mães e acompanhantes como fonte de renda.

Assim, essas atividades ajudam na qualificação das mães e acompanhantes, na aprendizagem de um novo ofício, como também torna-se uma forma de dar a essas famílias uma nova maneira de gerar fonte de renda, oferecendo às mães e acompanhantes a oportunidade de serem protagonistas de seus destinos, seja montando um pequeno salão, desenvolvendo serviços culinários ou artesanais.

Patrícia Oliveira Araújo

Arte Educadora - Casa Durval Paiva

 
Por Patrícia Oliveira Araújo

Artigos Relacionados